Educação

Carlos Destefano quer agilizar obras inacabadas em escolas da região

Novo chefe do Núcleo Regional de Educação de Cianorte vai acompanhar de perto problemas estruturais
Carlos Destefano foi nomeado no dia 13 de janeiro.

Nomeado há duas semanas, Carlos Destefano é o novo chefe do NRE de Cianorte e está trabalhando para manter a unidade organizada para o início da distribuição de aulas e do ano letivo. Ele assume no lugar de Yolanda Cristina Rodrigues Oliveira, que estava à frente do Núcleo desde 2011.

Segundo Destefano, a intenção é contribuir para o projeto do governador Ratinho Junior, que pretende transformar a educação do Paraná em modelo para o país. “Queremos fazer o melhor trabalho possível no tempo que temos. Estou reestruturando a equipe e pretendo deixar o Núcleo funcionando bem”.

Inicialmente, Destefano permanece no cargo até o fim do processo seletivo para a chefia, considerado a grande novidade do governo para a educação. Todos os servidores ativos efetivos da rede de educação do Estado que já tenham exercido qualquer um dos cargos de diretor de escola, diretor auxiliar, chefe de núcleo regional ou assistente de núcleo podem se inscrever até dia 3 de fevereiro. O processo deve ser concluído em aproximadamente 90 dias.

Até lá, a prioridade é agilizar problemas estruturais nas escolas da região. “Quero deixar a equipe trabalhando e visitar as escolas que estão com obras inacabadas e problemas no padrão de energia, por exemplo. Pretendo fazer o que for possível, juntamente com a Fundepar e a Copel, para resolver esse impasse que impossibilita a utilização de ar condicionado em todas as salas”, disse.

O novo chefe também afirmou que o Núcleo está organizado para a distribuição de aulas, que começa na sexta-feira (1º de fevereiro). “Também pretendo acompanhar os trabalhos da Semana Pedagógica, entre os dias 11, 12 e 13, e o início do ano letivo, no dia 14. O compromisso é iniciar as aulas já com novos conteúdos em todas as escolas.”

O NRE de Cianorte atende 12 municípios, com 33 instituições de ensino. Carlos Destefano é formado em História e Pedagogia e já atuou como professor. Atualmente trabalha como corretor de imóveis. O novo assessor é Emerson Matos, formado em História e pós-graduado em História e Sociologia. O professor leciona desde 2002 e já foi diretor de escola.