Mundo

Cardeais devem usar a sabedoria para atrair os jovens, afirma papa

EXPERIÊNCIA DE VIDA – Papa Francisco se reuniu com os cardeais e discursou de improviso

 

Ao se reunir ontem (15), pela primeira vez, com todos os cardeais, o papa Francisco recomendou o uso da sabedoria e da maturidade. Para ele, é fundamental que a Igreja Católica Apostólica Romana atraia sobretudo os jovens. O papa pediu que os cardeais usem a sabedoria, que apenas o tempo e a idade ensinam, para conquistar fiéis. O papa lembrou que o conhecimento e a sabedoria são aprimorados com o passar dos anos.

“Ser idoso é a sabedoria da vida, levemos essa sabedoria aos jovens”, disse o papa, que, ao entrar na Sala Clementina, no Palácio Apostólico, foi aplaudido de pé pelos cardeais. “Acredito que a maioria aqui está na idade da sabedoria. Vamos doar sabedoria aos jovens”, acrescentou ele, fazendo uma alusão ao vinho, cujo sabor é aprimorado com o tempo e o passar dos anos.

O papa falou por cerca de meia hora e boa parte do discurso foi feita de improviso. Francisco lembrou a emoção que sentiu ao saudar os fiéis, logo após sua eleição, na última quarta-feira (13). Na ocasião, o papa saudou com um boa noite, pediu que todos rezassem por ele e, em seguida, deu a bênção.

 “Com aquela sugestiva imagem do povo ainda na minha mente, que ficou gravada para mim, quero agradecer aos bispos, sacerdotes, consagrados, jovens, famílias, os anciãos", disse o papa. “Um dia vamos olhar o belo rosto de Cristo. Eu submeto meu ministério ao olhar materno de Maria, testemunhando a fé genuína da presença do Senhor.”