Educação

Caravana Literária chega a Cianorte nos próximos dias

A atividade itinerante vai percorrer o estado como parte da programação do Mês da Literatura do Paraná
["As atividades da Caravana Liter\u00e1ria ser\u00e3o realizadas nas bibliotecas p\u00fablicas dos munic\u00edpios","",""] (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

Começou nesta semana o Mês da Literatura do Paraná. Promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e Biblioteca Pública do Paraná (BPP), a ação se estende até setembro com exposições de autores paranaenses, fóruns, feiras de livros, contações de histórias e outras atividades. A abertura da programação foi nesta quinta-feira (24), em Maringá, com o show Leminskanções, em homenagem ao nascimento do poeta Paulo Leminski.

Entre as principais atrações está a Caravana Literária, que vai levar 15 autores a percorrer 30 municípios do interior do Paraná e da Região Metropolitana de Curitiba para falar sobre suas obras e temas ligados ao universo literário. Cianorte recebe a Caravana na próxima quinta-feira (31), com a presença do autor Nelson de Oliveira. A atividade será às 10 horas, na Biblioteca Pública Municipal, que fica na rua Ouro Verde, 79, próxima ao Núcleo Regional de Educação de Cianorte. De acordo com a Divisão de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, em razão do espaço reduzido e do público para o qual Nelson de Oliveira escreve participarão do encontro escritores que estiveram na 2ª Flicia e estudantes de graduação.

O autor, também conhecido como Luiz Bras, também participará da Caravana Literária em Terra Boa, no dia 30. A atividade será às 15 horas, no Centro Cultural Alécio Rampazzo Soccal, localizado na rua Tancredo de Almeida Neves, 280. Em setembro, a Caravana também passará por Umuarama e Campo Mourão.

NELSON DE OLIVEIRA

O autor que vem a Cianorte nasceu em Guaíra (SP) e passou grande parte da vida percorrendo o estado. Romancista, contista, cronista, ensaísta, cursou Artes Plásticas na Universidade Mackenzie e trabalhou como diretor de arte em diversas editoras. Sua produção literária despontou com contos de fábulas, lançados no Brasil em quatro diferentes títulos: Os Saltitantes Seres da Lua, (1997); Naquela Época Tínhamos um Gato (1998); Treze (1999) e Algum Lugar em Parte Alguma (2005). Desde 2004, usa o pseudônimo Luiz Bras.

EXPOSIÇÃO ITINERANTE

A exposição “Palavras do Paraná” apresenta um pouco do vasto e rico universo da literatura paranaense, desde a primeira autora, a poeta Júlia da Costa (1844-1911), até o contista Dalton Trevisan, hoje com 92 anos. São 11 autores no total. A mostra fica em exposição no hall da Secretaria da Cultura até o dia 6 de setembro e, em seguida, vai itinerar pelo estado.

A programação completa do Mês da Literatura do Paraná está disponível no site www.cultura.pr.gov.br.