Cidades

Canil da Polícia Militar é tricampeão no Campeonato de Faro de Entorpecentes

Os cães Thor e Taz, da raça Pastor Belga Malinois, conquistaram dois dos três lugares do pódio geral da competição
Thor e Taz conquistaram o primeiro e o terceiro lugar geral do campeonato (Foto: DIVULGAÇÃO PM PR)

Os integrantes do Canil da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM) de Cianorte se destacaram no 5° Campeonato de Cães de Faro de Entorpecentes, realizado em Guarapuava, na sede do 16° Batalhão de Polícia Militar, no sábado (4).

Ao todo, 14 participantes da Polícia Militar, do Exército e da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) concorreram às provas de busca de entorpecentes em residência e automóveis. O Canil de Cianorte conquistou o primeiro lugar geral da competição com o cão Thor, conduzido pelo soldado Jonas Anizelli, e o terceiro lugar com Taz, conduzido pelo soldado João Francisco Strozake. O segundo lugar ficou com outro Thor, do 3° Batalhão de Polícia Militar (BMP) de Pato Branco; o condutor foi o soldado Fabio Ziembicki.

ETAPAS

Na prova de busca em residência Thor ficou em segundo lugar, atrás do cão Colt, do 6° BPM de Cascavel; na prova de busca em automóvel de passeio, realizada no Parque de Exposições Lacerda Werneck durante a 43ª Expogua, o Canil de Cianorte conseguiu o primeiro e o segundo lugar, com Thor e Taz, respectivamente. A prova de busca em ônibus de viagem teve apenas um ganhador dentro do tempo estipulado, o cão Thor, de Pato Branco.

Foram premiados os três primeiros colocados de cada categoria e os três melhores no geral. Além das premiações, os condutores receberam certificado de participação. É a terceira vez que a equipe cianortense chega ao pódio do campeonato, mesmo com a menor estrutura do Paraná.

Os cães campeões treinam na 5ª CIPM há cinco anos e são da raça Pastor Belga Malinois, especializada no faro de entorpecentes e rádio patrulhamento. Além deles, o canil conta com outros três cachorros para a localização de pessoas: duas fêmeas da raça Bloodhound e um Pastor Alemão.

Uma nova estrutura está em construção na sede da 5ª CIPM para os cães policiais, mas não há previsão para a conclusão da obra, pois os recursos vêm de multas trabalhistas encaminhadas pelo Ministério Público. (Com informações 5ª CIPM)