Cidades

Canil da PM de Cianorte recebe premiação em campeonato estadual

Representantes locais conquistaram o primeiro lugar geral no IV Campeonato de Cães de faro de Entorpecentes
O soldado Strozake e cão Taz, da 5ª CIPM, receberam premiações em duas categorias e no geral (Foto: DIVULGAÇÃO PM PR)

No último sábado (5), o soldado Strozake representou a 5ª Companhia Independente de Polícia Militar de Cianorte (5ªCIPM) no IV Campeonato de Cães de Faro de Entorpecentes, realizado em Guarapuava.

O evento foi organizado pela Polícia Militar do Paraná, em razão ao Aniversário de 163 anos da instituição, comemorado nesta quinta-feira (10). O campeonato reuniu 43 cães inscritos, conduzidos por profissionais de diversas área da segurança pública, como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Guarda-Municipal e Polícia Militar do Distrito Federal, além de profissionais civis.

De acordo com a organização, o principal objetivo do evento foi estimular o treinamento progressivo dos condutores e seus cães na área de segurança pública.

A competição teve início na sede do 16º BPM com buscas de entorpecentes em edificações; no período da tarde, a segunda etapa foi a busca em veículos e ônibus (interior e bagageiro), que ocorreu no Parque de Exposições Lacerda Werneck; e por último, a busca de entorpecentes em pessoas.

Os três primeiros colocados de cada categoria - Casa, Carro e Ônibus – receberam premiações. Os representantes da 5ª CIPM, soldado João Francisco Strozake e cão Taz, da raça Pastor Belga Malinois, conquistaram o primeiro lugar Geral. Além disso, os representantes locais ficaram em segundo lugar nas categorias Casa e Carro.

Os soldados e cães que conquistaram as primeiras colocações receberam troféus. Todos os participantes receberam certificado de participação no evento.

A realização do campeonato contou com a arbitragem do cabo Gilson Alves, da Polícia Militar do Estado de São Paulo e também com o apoio da Sociedade Rural de Guarapuava, Grupo Superpão, Princesa dos Campos, San Marino Palace Hotel, Grande Hotel Guarapuava, Atalaia Palace Hotel e Kuster Hotel Guarapuava. (Com informações da 5ª CIPM, TNOnline e Noti-cia)

Classificação:

CASA

1º lugar – Tais da Guarda Municipal de Arapongas

2º lugar – Sd. Strozake da 5ª CIPM de Cianorte

3º lugar – Cb. Paulo da 7ª CIPM de Arapongas

 

CARRO

1º lugar – Sd. Uiller do 6º BPM de Cascavel

2º lugar – Sd. Strozake da 5ª CIPM de Cianorte

3º lugar – Sd. Simão da 5ª Cia de Polícia do Exército

 

ÔNIBUS

1º lugar – Escrivão Reginaldo Campos do DENARC

2º lugar – 3º Sgt. Lemes do 4º BPM de Maringá

3º lugar – Sd. Yuri do 14º BPM de Foz do Iguaçu