Conteúdo inválido
Esportes

Campeonato Paranaense 2020 terá turno único e começa dia 18 de janeiro

Competição dará três vagas para o Campeonato Brasileiro da Série D
(Foto: Arquivo/Tribuna )

Está definida a fórmula de disputa do Campeonato Paranaense de 2020. Em reunião do Conselho Arbitral realizada na manhã de hoje, 18, em Curitiba, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) e os 12 clubes integrantes da elite estadual definiram que a próxima edição do certame será disputada em turno único, jogando todos contra todos e classificando-se para as quartas de final os oito melhores times da primeira fase. A competição terá início em 18 de janeiro e a final será disputada em 26 de abril.

A fórmula definida é basicamente igual a que foi utilizada em 2015. Nas quartas de final, os oito melhores times fazem partidas de ida e volta até a definição do título. A diferença em relação àquele ano será no rebaixamento. Naquela ocasião, foi utilizado o contestado “Quadrangular da Morte”. Em 2020, porém, serão rebaixados à Divisão de Acesso de 2021 os dois últimos colocados da primeira fase.

A divisão dos mandos de campo ficou definida da seguinte forma: seis mandos para os classificados de 1º a 6º lugares na classificação geral da temporada anterior e cinco mandos para os clubes da sequência. O Cianorte Futebol Clube, 10º colocado no ano passado, portanto, terá cinco mandos de campo na primeira fase. Além disso, diferente do ano passado, a próxima edição do certame não terá limite de inscrição de atletas.

A mudança no sistema de disputa foi forçada por conta da diminuição de datas para a realização dos campeonatos estaduais. A medida, imposta pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), determina 16 datas para os regionais. No ano passado, por exemplo, o Campeonato Paranaense precisou de 17 datas para realizar o certame, que contou com dois turnos (Taça Barcímio Sicupira e Taça Dirceu Kruguer).  

VAGAS PARA A SÉRIE D

Outra mudança é em relação às vagas para o Campeonato Brasileiro da Série D. No ano que vem, as três vagas disponíveis para o estado serão disponibilizadas através do Campeonato Paranaense. Ou seja, a Taça FPF Sub-23, que garantia uma vaga ao campeão, está extinta.

Agora, o próximo passo é definir a tabela de jogos, que deve ser divulgada 60 dias antes do início da competição, assim como o regulamento, conforme prevê o Estatuto do Torcedor.

O Campeonato Paranaense do ano que vem será disputado por Athletico Paranaense, Cascavel CR, CE União, Cianorte FC, Coritiba FC, FC Cascavel, Londrina EC, Operário FEC, Paraná Clube, PSTC, Rio Branco SC e Toledo EC.

O Cianorte Futebol Clube esteve na reunião sendo representado pelo seu presidente, Lucas Franzato.