Esportes

Campeonato de crossfit vai reunir mais de 130 pessoas em Cianorte

Evento será realizado neste sábado na sede da academia Crossfit Cianorte
Oito equipes da Crossfit Cianorte vão disputar o campeonato do final de semana; a preparação foi intensa nos últimos dias (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

O esporte que caiu no gosto dos brasileiros também já conquistou muitos cianortenses, que se preparam para competir no 1° Lost Games realizado na cidade. O evento começa às 10 horas, neste sábado (3), e terá atrações durante todo o dia. As provas serão disputadas em três categorias – iniciante, intermediário e avançado – em trios e duplas e as equipes mais bem colocadas serão premiadas ao final da competição. Ao todo, 135 atletas de oito cidades da região estão inscritos. De Cianorte, 24 pessoas vão participar divididas em oito equipes.

Segundo o coach (expressão utilizada no esporte, que significa treinador em inglês) Julio Fadoni, da Crossfit Cianorte, o objetivo do evento é integrar as academias da região e incentivar os atletas a superarem seus limites, além de divulgar o esporte. “Nós percebemos que muita gente tem um certo receio do crossfit ou não pratica porque acha que não é adequado, mas eu sempre digo que qualquer um pode praticar, desde que os treinos sejam adequados. Se uma pessoa tem um problema no joelho ou na coluna, por exemplo, ela pode treinar com algumas adaptações”, explica.

O coach começou a praticar crossfit há mais de três anos, fez cursos na área e decidiu abrir a primeira academia voltada para a modalidade em Cianorte. “No começo não tive muitos alunos, mas algumas pessoas se interessaram, experimentaram o crossfit e acabaram divulgando para outras. Hoje a academia tem de 80 a 90 praticantes”, afirma.

Fadoni explica que a maioria das pessoas busca o crossfit para perder peso e conseguir definição muscular, mas acabam mudando a visão do esporte quando começam a praticar. “Nós trabalhamos muito com a superação dos limites, então o pessoal vai se apaixonando pelo cross e pela parte estética, que é consequência.”

Quem for ao Crossfit Cianorte para prestigiar o campeonato também poderá aproveitar as outras atrações, como um massagista estará à disposição dos visitantes. Também haverá estandes de lojas do ramo esportivo, bar e food trucks.

O 1° Lost Games é uma realização da Crossfit Cianorte, com NT3 Sports & Experience e VQV Eventos e será realizado na academia, localizada na avenida Souza Naves, 1.299. As inscrições já estão encerradas, mas quem quiser mais informações sobre a programação ou sobre o esporte pode entrar em contato pelo telefone (44) 99949-0489.

O que é crossfit?

O crossfit consiste em séries de exercícios funcionais de alta intensidade constantemente variados que trabalham força e resistência. Segundo Fadoni, são exercícios que usamos no dia a dia, como agachar e subir escadas, mas praticados de maneira mais intensa. As séries incluem atividades físicas ginásticas, aeróbicas e com cargas e sempre são diversificadas, ou seja, cada aula é de um jeito.