Saúde

Campanha de vacinação contra gripe começa nesta quarta-feira

Previsão é que mais de 47 mil pessoas sejam vacinadas até o final de maio nos municípios da 13ª Regional
["Doses das vacinas j\u00e1 foram distribu\u00eddas entre os munic\u00edpios e estar\u00e3o dispon\u00edveis at\u00e9 o fim de maio."] (Foto: Jaqueline Andriolli / Tribuna de Cianorte)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quarta-feira (10) em todo o país. A 13ª Regional da Saúde de Cianorte terminou nesta terça-feira (9) a distribuição das vacinas entre os municípios. A previsão é que mais de 47, mil pessoas nos 11 municípios da área de abrangência da Regional sejam vacinadas até o final da campanha.

A imunização foi antecipada este ano em cerca de duas semanas. A chefe da 13ª Regional da Saúde, Adriana Batista Gonçalves Guimarães, vê essa antecipação como benéfica. “É importante começar mais cedo, porque facilita e adianta a imunização das pessoas”, afirma Adriana.

Até esta terça-feira (9) apenas os municípios de Japurá, Jussara, Tapejara e Tuneiras do Oeste ainda não haviam recebido as doses. “Com a distribuição, os municípios já estão preparados para começar a vacinação amanhã (hoje)”, diz a chefe da 13ª Regional.

Na primeira fase da campanha, serão priorizadas crianças com idade entre um ano e seis anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto).

A previsão é que 1,5 mil grávidas sejam vacinadas durante a campanha nos municípios da 13ª Regional. “Vamos trabalhar durante o período de vacinação a questão dos grupos, principalmente com as gestantes, onde a gente encontra uma resistência maior”, explica Adriana.

A partir de 22 de abril, todos os outros grupos poderão receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.

No sábado, dia 4 de maio, acontecerá o Dia D, o atendimento em escala especial, das 8 às 17 horas em todas as UBSs. A dose da vacina é gratuita e protege os pacientes contra três subtipos da doença, sendo a H1N1, conhecida popularmente como Gripe A; a H3N2 e a influenza B.

GRIPE

No ano passado, 106 pessoas morreram no Paraná vítimas do vírus da gripe, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Além dos óbitos, 638 casos da doença foram confirmados. Os números demonstram a importância da vacinação contra a gripe.

Na 13ª Regional foram registrados seis casos da doença e um óbito. A influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais.