Cidades

Campanha de prevenção ao suicídio é aberta com atividades física e apresentações

["Campanha foi aberta com s\u00e9rie de atividades no s\u00e1bado, em frente a Prefeitura de Cianorte"] (Foto: ASSESSORIA PMC )

A campanha Setembro Amarelo, de conscientização e prevenção ao suicídio, começou em Cianorte, no último sábado (1º), com uma agenda variada. Houve atividade física, em frente à Prefeitura de Cianorte Ferreira Varella, ações de divulgação, no centro da cidade, e apresentações musicais, na Praça Antonio Moraes de Barros. Participaram colaboradores e pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial adulto e infantil (Caps 1 e i), servidores da Secretaria de Saúde e alunos do curso de técnico em enfermagem do Colégio Estadual Cianorte.

 

“Foi uma oportunidade importante para introduzirmos a temática nas pautas de discussões dos cianortenses”, pontuou a chefe de Divisão de Saúde Mental, Thaíse Dantas, que completou afirmando que “tocar no assunto, levando informações de qualidade, é o primeiro passo para ampliar o combate à prática”. As ações ainda contaram com a presença da representante do Núcleo Regional de Educação, Clarisse Bongiorno, e com um grupo de adolescentes que alertou a respeito da homofobia, que é um dos fatores de risco para o suicídio.

 

A Setembro Amarelo segue durante todo o mês no município com uma agenda repleta de atividades. Nesta semana, haverá roda de conversa sobre saúde mental no campus de Cianorte da Universidade Estadual de Maringá (UEM), às 18h; intervenção cultural e ‘Posso te ouvir?’, no Supermercado Cidade Canção (Praça Francisco Kanô), às 18h30; e a participação de profissionais e usuários dos Caps no desfile cívico-militar, com mobilização e conscientização em favor da valorização da vida, às 9h, em frente à Prefeitura de Cianorte.