Câmara entrega títulos de cidadania

A Câmara de Vereadores de Cianorte entregou na noite de quarta-feira, 12, títulos de cidadania honorária e benemérita a três personalidades de Cianorte. Os títulos foram entregues durante sessão solene do Legislativo e entregues ao primeiro bombeiro militar de Cianorte, José Valdecir Victolo Biasotto, o fundador da Amafil Manuel Antônio da Silva e para a empresária e sócia da Ciafrios, Clarice Grigoletto Zolin.

José Valdecir Victolo Biasotto foi o primeiro homenageado com o título de Cidadão Honorário. A sugestão da entrega da comenda foi feita pelo vereador Victor Hugo Davanço (Rede). “O subtenente Biasotto possui um histórico vasto. Ao todo, foram 34 anos de serviços prestados à sociedade do Paraná, dos quais 25 anos em Cianorte, de 1989 a 2014, disse o vereador. Biasotto agradeceu a homenagem, em especial, o vereador Victor Davanço.

Manuel Antônio da Silva, também conhecido de Anésio da Amafil, recebeu o título de Cidadão Benemérito de Cianorte, pelos serviços prestados no setor de fécula, responsável pela empresa alimentícia Amafil, uma das maiores do Brasil no setor, com sede no distrito de São Lourenço, oferecendo produtos de qualidade ao mercado nacional e empregando centenas de pessoas na região. A vereadora Marcia Pereira (PSD), autora da proposta de homenagem, destacou o papel do homenageado no desenvolvimento do distrito. “O distrito de São Lourenço só se desenvolveu por pessoas capacitadas como Manuel da Silva. A Amafil é uma empresa que executa muitos projetos sociais, inclusive, para os jovens, justificou.

Manoel da Silva agradeceu a homenagem e comentou sobre o futuro da Amafil. ” Nós já estamos fazendo a terraplanagem de uma área em São Lourenço para fazer um grande empreendimento. Até 2020, vamos construir 18 mil metros quadrados e teremos mais duas unidades, uma em Pérola e o outra em uma cidade do Estado de Alagoas. Assim, no futuro seremos também o maior produtor de polvilho industrial, além do artesanal”, explicou.

A empresária Clarice Grigoletto Zolin foi a terceira homenageada da noite também com o título de Cidadã Benemérita de Cianorte. Clarice Zolin foi homenageada pelos relevantes serviços prestados à comunidade cianortense como empreendedora no ramo de alimentos e voluntária comprometida com as causas sociais da cidade, desenvolvendo um belo trabalho em várias entidades assistenciais.

O vereador e presidente da casa, Dirceu Silveira Manfrinato (Avante) – autor do projeto – justificou a homenagem. Dona Clarice pratica a caridade no anonimato. A senhora atravessou inúmeras barreiras e, mesmo assim, segue com esse belo trabalho que faz juntamente com sua família”, lembrou o vereador.

Clarice Zolin agradeceu a homenagem dos vereadores. “Nós devemos exercer a caridade com muito carinho e com muito amor. Quando cheguei na cidade em 1991, mesmo estando fora do eixo dos que produzem alimentos enlatados, conseguimos apoio da prefeitura na época, mas tivemos inúmeras dificuldades. Hoje já vencidas e com possibilidade de ampliar o nicho de mercado. O meu título não é só meu, mas de todos os moradores de Cianorte”, disse a homenageada. (Com informações Assessoria CMC)