Câmara aprova projeto que regulamenta retirada dos fios soltos nos postes da Copel

A Câmara de Vereadores de Cianorte aprovou na segunda-feira, 18, durante sessão extraordinária um projeto de lei de autoria da vereadora Santina Buzo (MDB) que obriga a Copel a regularizar e a retirar os fios inutilizados em vias públicas da cidade, bem como dar destinação aos feixes de fios fixados em postes e que estejam desligados da rede sem utilização. De acordo com a vereadora, o objetivo da medida é reduzir os ricos de acidentes e diminuir a poluição visual.

O projeto foi aprovado por unanimidade em primeira discussão e deve voltar ao plenário da Câmara na próxima sessão do legislativo, na segunda-feira, 25. De acordo com o texto da proposta, a Copel e as empresas que utilizam os postes, terão o prazo para adequação de um ano e o prazo máximo de 30 dias para regularizar a situação e 15 dias, em caso de substituição ou relocação do poste. Após esse período, caso haja descumprimento da lei, a empresa responsável será multada em R$ 1 mil para cada situação.

Se aprovado, em segunda discussão, o projeto segue para a sanção do prefeito Claudemir Bongiorno.

A reportagem procurou a Copel para se manifestar sobre a provação do projeto, mas até o fechamento desta edição a empresa não havia se manifestado oficialmente sobre o assunto.

OUTROS PROJETOS

Além do projeto da vereadora Santina Buzo outros oito projetos também foram aprovados por unanimidade em primeira discussão na sessão de segunda-feira, 18.