Política

Câmara aprova doação de terreno para construção do centro de especialidades

Projeto já havia sido aprovado em primeiro turno durante sessão extraordinária na quinta-feira.
Câmara de Vereadores se reuniu excepcionalmente na terça-feira por conta do ponto facultativo na segunda.

A Câmara de Vereadores de Cianorte aprovou na tarde de ontem, 29, projeto de lei do executivo que previa a doação de uma área de 4,9 mil metros quadrados ao Estado que será usada para a construção do Centro de Especialidades Médicas do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste do Paraná (Ciscenop). O projeto já havia sido aprovado em plenário na quinta-feira, 24, durante sessão extraordinária da casa em primeiro turno.

Na sessão realizada ontem, por conta do ponto facultativo decretado em virtude do Dia do Funcionário Público, comemorado na segunda-feira, 28, o projeto foi, assim como na quinta-feira, aprovado por unanimidade, com base na justificativa que o centro de especialidades vai atender a população de Cianorte e de mais onze cidades da região.

área que será entregue ao Estado para a execução da obra fica localizada na Avenida América, próximo à sede do Provopar Municipal. Para a obra já foram reservados R$ 7,5 milhões que já estão alocados no orçamento do Estado.

Outros projetos

Na sessão ordinária de ontem também foi aprovado em segundo turno a Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal 002/2019 - de autoria do vereador Natal Artieri Fagnani, o Natal Reis (Cidadania), assinada por todos os demais vereadores, que acrescenta o inciso IV ao artigo 243, da Lei Orgânica Municipal, a fim de proibir a atribuição de um mesmo nome a mais de uma via, logradouro ou próprio público, ainda que de categorias diferentes. O objetivo, segundo o vereador, é evitar as duplicidades de nomes, que confundem a população, bem como contemplar um maior número de homenageados.

Já os projetos 021/2019-C e 054/2019-A foram aprovados em primeiro turno e concedem denominação a logradouro e via públicas. O primeiro, de autoria da vereadora Santina Buzo (MDB), denomina Travessa Dr. Omar Simão Chueiri, a via pública localizada no Centro Cívico Edno Guimarães, compreendida entre a Rua Princesa Izabel e a Travessa Itororó, na Zona 1.

Já o segundo, de autoria do vereador José Aparecido da Silva, o Zezão (DEM), denomina Praça Osório da Silva, a data 02, da quadra 47-AA - Zona 3. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Cianorte).