Brasil

Caixa e Banco do Brasil antecipam 3ª fase de saques do PIS/Pasep

Cotas serão liberadas mais cedo para homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 62
Em Cianorte, as duas agências da Caixa e a do Banco do Brasil iniciam os atendimentos para os beneficiários da 3ª fase na segunda (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

Os bancos anunciaram na quinta-feira (23) a antecipação da terceira fase do saque do PIS/Pasep, de 14 de dezembro para 27 de novembro. A medida foi tomada juntamente com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). Homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 62 já com conta corrente em algum desses bancos já receberam os valores automaticamente. Os demais cotistas desse grupo poderão solicitar o recebimento nas agências a partir da próxima segunda-feira.

A antecipação do recurso beneficiará mais de 2 milhões de trabalhadores e chegará à casa dos R$ 4 bilhões, de acordo com o Palácio do Planalto. O pagamento para aposentados, idosos a partir dos 70 anos e cotistas segue normalmente nas agências do país. Os cotistas que não puderem comparecer às unidades, podem solicitar o saque do recurso por meio de procuração.

Tem direito às cotas o trabalhador cadastrado no Fundo PIS/PASEP entre 1971 até 4 de outubro de 1988 que ainda não sacou o saldo total de cotas na conta individual de participação. Para consultar os valores disponíveis, os trabalhadores podem acessar as páginas criadas pelos bancos especificamente para tratar do benefício: www.caixa.gov.br/pis e www.bb.com.br/pasep.

O recurso do Pasep é administrado pelo Banco do Brasil. Cotistas sem conta-corrente no banco, com valor de saque até R$ 2,5 mil, poderão realizar a retirada do recurso por meio de uma transferência eletrônica (TED) de valores para outra instituição financeira. A ação não tem custo. Clientes do BB têm o valor automaticamente creditado na conta. Além disso, cotistas do Pasep também podem consultar as condições de saque e visualizar a disponibilidade de cotas nos endereços já citados. Na Caixa Econômica Federal, que cuida do PIS, os usuários com direito ao saque podem acessar a página criada pelo banco para visualizar o valor disponível, data do saque e canais disponíveis para recebimento do dinheiro.

Beneficiários legais, na condição de herdeiros, podem comparecer a qualquer agência bancária portando o documento oficial de identificação e o documento que comprove sua condição de herdeiro para realizar o saque. (Com informações Imprensa Caixa e Tribuna do Norte)