Política

Beto Richa incluiu Apaes no sistema público de ensino

["Beto Richa durante visita \u00e0 Apae de Ibipor\u00e3"] (Foto: Maurílio Chelli)

Em 12 de agosto de 2013, o ex-governador e candidato ao Senado Beto Richa sancionou a lei que instituiu o programa “Todos Iguais pela Educação”, dando às escolas básicas de educação especial os mesmos direitos e recursos da rede estadual de ensino. A lei foi pioneira n Brasil e permitiu que 45 mil alunos, 45 mil pessoas com deficiência, ingressassem no sistema público de ensino.

“Tenho respeito e admiração pelo trabalho desenvolvido pelas valorosas Apaes. Minha passagem pelo governo do Estado do Paraná foi marcada pela forte parceria estabelecida com essas entidades que prestam atendimento especializado às pessoas que mais precisam”, disse Richa.

A lei também abriu a possibilidade para que o governo do Paraná repassasse R$ 401 milhões para as Apaes de todo o Estado. “Não parei por aí. Também investi na compra de ônibus adaptados para o transporte dos alunos e de materiais para prática esportiva”, lembrou Richa.

No início do mês de setembro, durante visita à Apae de Ibiporã, Richa presenciou o reflexo concreto das ações realizadas durante suas gestões como governador. A entidade atende 257 pessoas. Ao visitar a Apae de Ibiporã fiquei com o sentimento de que todo o esforço foi válido. Conversei com a ex-presidente da Federação das Apaes do Estado do Paraná (Feapaes), Neusa Soares de Sá, e com o presidente da Apae de Ibiporã, Gilson Mensato, e vi que podemos fazer mais no Senado Federal para fortalecer essa rede do bem que atende pessoas com deficiência”, finalizou Beto Richa.