Aula prática de Astronomia reúne mais de 70 estudantes

Na noite desta segunda-feira (4), os alunos dos nonos anos do Colégio Drummond participaram de uma observação astronômica com o professor Marcos Trindade Moreira, que realiza atividades voltadas à Astronomia há quase 30 anos. Na ocasião, os estudantes puderam observar os planetas Júpiter, Saturno com os anéis e a Lua Titã e o satélite natural da Terra, a Lua e suas crateras, além das constelações de Escorpião, Sagitário e suas estrelas.

A professora de Física das turmas, Andreza Destéfano Ataídes, pensou em promover a observação para conectar a atividade prática com os conhecimentos teóricos das Leis de Kepler, trabalhados em sala de aula. O objetivo era oferecer uma vivência prática aos alunos para garantir um conhecimento pleno.

Durante a observação, os estudantes puderam experimentar um momento inesperado: a passagem da Estação Espacial Internacional (ISS) no céu. O evento pôde ser acompanhado ao vivo e a olho nu por todos os presentes. O professor Marcos também realizou uma explanação sobre o tema para entendimento do grupo.

A atividade também foi acompanhada pela coordenadora pedagógica, Edna Medeiros dos Reis Silva e pelos diretores do colégio, Vanderlei Alves Ferreira e Tânia Mara Garcia Milan Ferreira. Para a observação, o professor levou dois de seus cinco telescópios, que permitiram visualizações simultâneas por mais de um aluno. Moreira leciona Química no Colégio Estadual Igléa Grollmann, mas estende as atividades de Astronomia a outras escolas. Além disso, promove capacitações e minicursos para professores de outras áreas do conhecimento.