Cidades

Audiência pública busca solução para pombos na Praça João 23

Audiência pública vai discutir soluções para superpopulação de pombos na Praça João 23. (Foto: ASSESSORIA PMC )

Será realizada, na quarta-feira (26), uma audiência pública para a discussão de formas de controle populacional dos pombos que, há meses, têm causado transtornos na Praça João 23, principalmente com relação à saúde pública, visto que suas fezes podem causar diversas doenças, além de danos na estrutura do Santuário Eucarístico Diocesano, que inclui as esculturas da Via Sacra.

A ocasião está marcada para as 9h, no Salão da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, com previsão de término às 11h30. Toda população está convidada a participar, com destaque para autoridades municipais e estaduais, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente, representantes de entidades diretamente envolvidas com o tema e da sociedade civil.

Entenda o caso

A superpopulação de pombos e a consequente sujeira modificaram todas as atividades do Santuário Eucarístico Diocesano, que teve que realocar ou, até mesmo, cancelar os eventos ao ar livre. Neste ano, por exemplo, não foi possível realizar a tradicional procissão na Sexta-Feira Santa, devido às fezes e ao mau cheiro, que colocariam em risco a saúde dos participantes. A administração do local já realizou tentativas para migrar os pombos para os bosques vizinhos, como a utilização de caixas de som e de águias eletrônicas. Além disso, em abril, a Prefeitura instalou odorizadores repelentes, mas nada disso resolveu o problema.