Esportes

Atletismo de Cianorte vai com 14 atletas para o Brasileiro Sub-16 em Fortaleza

Geração Atletismo vai representar Cianorte em competição estadual (Foto: ASSESSORIA PMC)

Além de contribuir para a formação de futuros atletas e cidadãos, o Projeto Geração Atletismo tem conquistado grandes resultados para o esporte cianortense. Após o sucesso no Campeonato Paranaense Sub-14 com a conquista de 16 medalhas, a modalidade agora representará a Capital do Vestuário numa competição nacional.

A 9ª edição do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-16 contará com a participação de 14 atletas cianortenses. O evento será realizado de 28 a 30 de setembro, no Estádio do Centro de Formação Olímpica do Nordeste, em Fortaleza (CE). A competição reunirá 690 atletas de 114 clubes, representando 21 estados e o Distrito Federal.

Coordenada pela treinadora Tamires Santos, a delegação cianortense embarca na próxima quarta-feira, 26, rumo ao Nordeste. O grande objetivo nessa competição é ganhar experiência e se preparar para as próximas edições. Por outro lado, a equipe confia em bons resultados.

“Temos boas expectativas, mas com pés no chão. A maioria dos nossos atletas é nascido em 2004, 2005 e essa competição contará com atletas até 2003. Acredito que será uma preparação para grandes resultados nos próximos anos, mas temos alguns atletas entre os 10 primeiros do ranking e em algumas provas brigaremos por medalhas. Mas a maior intenção é prepará-los para os próximos brasileiros” afirmou a treinadora Tamires Santos.

A oportunidade de competir entre os melhores do país na categoria é motivo de orgulho para um projeto que começou há apenas cinco anos em Cianorte. Atualmente, o Geração Atletismo atende cerca de 100 alunos, de 8 a 16 anos, que treinam em contraturno escolar.

“A experiência de estar entre os melhores é gigantesca. Começaremos a abrir a cabeça deles para o que o esporte pode proporcionar. A maioria deles nunca andou de avião. Para eles, vai muito além essa oportunidade que estão tendo através do esporte. Vai marcar a vida deles para sempre e isso acarreta não só no crescimento dentro do esporte, mas também no contexto social. Há alguns anos sonhei e comecei a trabalhar para chegarmos a isso. Hoje estamos levando 14 atletas para um Campeonato Brasileiro graças ao apoio da Prefeitura e de algumas pessoas que acreditam no nosso trabalho” concluiu Tamires.

Antes do compromisso em Fortaleza, a treinadora Tamires Santos e os alunos Gustavo Cadan, Emmily Vidal e Luana Vitoria participam da Clínica e Camping de Treinamento de Corridas com Barreiras, que começou no último dia 18 e vai até o dia 22 deste mês, em Bragança Paulista (SP).