Esportes

Atletismo de Cianorte fica entre os oito melhores do país no Brasileiro Sub-16

Atleta cianortense Emily Vidal ainda garantiu o bronze no pentatlo
Secretário de Esportes de Cianorte, Valter Digiorgio (E), atleta Emily Vidal (C) e Tamires Santos (D), coordenadora do Geração Atletismo (Foto: Divulgação)

O Projeto Geração Atletismo de Cianorte conquistou mais um importante resultado para o esporte local. A equipe ficou na 8ª colocação geral do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo, disputado no último fim de semana em Fortaleza (CE). Considerada a porta de entrada da categoria para eventos nacionais de base, a competição reuniu 110 clubes participantes de diversas regiões do país e teve 640 atletas nas disputas. Além de ficar entre as melhores equipes do país, Cianorte também garantiu uma medalha de bronze no pentatlo, conquistada pela atleta Emily Vidal.

“Foi uma das edições mais fortes dos últimos anos, onde seis recordes brasileiros foram quebrados. Dentre 110 clubes, terminamos na 8ª colocação por equipe. Algo extraordinário para um projeto que se iniciou há cinco anos e vem sendo construído com uma base promissora para o futuro” ressaltou Tamires Santos, coordenadora do Projeto Geração Atletismo.

O desempenho só não foi melhor por conta de um contratempo. Um dos atletas do revezamento 4x75, prova na qual os cianortenses eram líderes do ranking brasileiro, acabou sofrendo uma lesão e teve que ser substituído. Mesmo assim, a equipe conseguiu avançar à final e ficou na 7ª posição.

“Infelizmente tive um atleta que se machucou e não conseguiu correr o revezamento. Mas são coisas do esporte, nem sempre é justo. São fatores que não temos controle” afirmou Tamires Santos.

Além de conquistar o bronze no pentatlo, a atleta Emily Vidal garantiu também o novo recorde paranaense nos 300 metros com barreiras.

“Para mim eles são verdadeiros campeões. Nos entregamos totalmente aos treinos e abdicações neste último ano. Então sabemos do que ainda somos capazes e que nada tira o brilho de cada conquista. Tudo vai muito além, são aprendizados e experiências para a vida” completou a coordenadora.

O Projeto Geração Atletismo conta com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Cianorte, além da ajuda de alguns patrocinadores. A modalidade tem conquistado resultados expressivos para o esporte cianortense há vários anos. Em julho deste ano, a equipe garantiu 20 medalhas no Campeonato Paranaense Caixa de Atletismo Sub-16 e Adulto, realizado em Maringá.