Esportes

Atleta de Cianorte vai representar o Brasil em competição no Paraguai

Velocista do Projeto Geração Atletismo vai disputar os Jogos Sul-Americanos Escolares, em Assunção
Paulo Henrique Romualdo Ferreira representará o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares, no Paraguai (Foto: Assessoria PMC )

O atleta cianortense Paulo Henrique Romualdo Ferreira, 14, foi convocado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) para representar o Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão realizados em Assunção, no Paraguai, de 29 de novembro a 7 de dezembro deste ano. A jovem promessa irá competir nos 100 metros com barreiras, nos 150 metros rasos e no revezamento 5x80 metros.

Revelado pelo Projeto Geração Atletismo de Cianorte, o atleta já conquistou excelentes resultados e é visto como uma promessa da modalidade. Ele é Campeão Paranaense Sub-16 nos 250 metros; Campeão dos Jogos Escolares do Paraná nos 100 metros com barreiras e nos 250 metros; melhor colocado entre os atletas nascidos em 2005 e 2006 no ranking brasileiro Sub-16 nos 100 e 300 metros com barreiras e nos 250 metros.

O Projeto Geração Atletismo de Cianorte já emplacou oito atletas na Seleção Paranaense, mas a convocação de Paulo Henrique para a Seleção Brasileira tem um sabor especial, justamente por ser o primeiro atleta do projeto a atingir este feito.

“É um sonho para qualquer técnico e qualquer atleta chegar a uma seleção brasileira, poder representar o país. Comecei o projeto ‘do nada’ e tudo o que estamos construindo, os resultados, as convocações para a seleção paranaense, é gratificante. Este é o meu primeiro atleta convocado para a seleção brasileira, então, desde quando saiu a convocação, estou bem emocionada. A luta é grandiosa. Saber de onde saímos e onde temos chegado e o que ainda vamos conquistar”, afirmou a coordenadora do projeto, Tamires Santos.

O Geração Atletismo existe há cinco anos e conta com o apoio da Prefeitura de Cianorte e também a ajuda de patrocinadores. De acordo com Tamires Santos, esta convocação vem como uma recompensa após os vários desafios que surgiram pelo caminho.

“Só eu sei o que passei nesses cinco anos de projeto. Quando eu falava para as pessoas desses sonhos, dessas possibilidades e transformações, dificilmente elas acreditavam. Hoje, da nossa cidade, estão saindo muitos atletas para a seleção paranaense agora para a brasileira. É um projeto nosso, com coisas que nós estamos construindo. É de um orgulho sem tamanho”, ressaltou a coordenadora.

A emoção nos bastidores da convocação de Paulo Henrique não termina por ai. Em setembro deste ano, durante sua participação no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo, o atleta, que estava bem ranqueado e era um dos favoritos na conquista por medalhas, sofreu uma lesão logo na primeira prova e são conseguiu seguir nas disputas. A superação envolvida valoriza ainda mais a convocação.

“Passamos muita coisa. No brasileiro Sub-16, o Paulo estava muito bem ranqueado e que brigaria por medalhas. Tínhamos um revezamento líder na categoria, mas ele se machucou na primeira prova. Perdemos o nosso revezamento e não conseguimos competir. Tudo desmoronou naquele brasileiro. Ficamos muito tristes com o que aconteceu, pois havíamos lutado muito. Tem muito coisa por trás. A emoção toma conta por todas as coisas”, concluiu Tamires Santos.

Além de representar o país no Sul-Americano, Paulo Henrique Romualdo Ferreira também está convocado para integrar a Seleção Paranaense no Campeonato Brasileiro Escolar, que será disputado em Blumenau (SC), de 17 a 26 de novembro.