Cidades

Área central de Cianorte recebe replantio de árvores

Exemplares devem receber cuidado dos comerciantes que estão sendo comunicados da medida
Replantio de arvores segue durante toda a próxima semana (Foto: Assessoria PMC)

Em Cianorte, a população de modo geral, em especial os comerciantes, devem ficar atentos ao replantio de árvores que está sendo realizado na área central. Isto porque, é dever de todo cidadão proteger a arborização, que é considerada patrimônio público (Lei nº 1.277/90). No total, o projeto do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMA), executado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), contempla 89 novos exemplares, que devem ser cuidados pelo proprietário e/ou ocupante do imóvel onde se encontra cada muda.    

Para isso, os donos dos estabelecimentos comerciais estão recebendo um comunicado. “Informamos que estamos realizando o plantio de uma muda da espécie Canelinha, que é adequada ao meio urbano, e que neste período inicial contamos com a ajuda do responsável pelo imóvel na irrigação do exemplar, uma vez ao dia, de preferência no início da manhã ou no final da tarde, lembrando que também é de sua competência zelar pela preservação da árvore e que cortar, derrubar ou arrancar é considerado crime”, destacou a secretária da pasta em exercício, Cristiane Marchini Roco. 

“Esta medida atende a compensação das árvores que, por estarem condenadas e/ou representarem risco, foram retiradas e, agora, estão sendo devidamente substituídas. Assim, solicitamos a compreensão dos envolvidos, principalmente nos casos em que é preciso abrir a calçada, pois a máquina de corte efetua o buraco precisamente, sem prejuízo ao piso. Portanto, os proprietários podem ficar tranquilos”, concluiu Cristiane. Os trabalhos tiveram início nesta sexta-feira (14) e devem seguir pela próxima semana. Entre as localidades abrangidas destacam-se as avenidas Goiás, Souza Naves e Paraná.