Após dois anos de queda, vendas do varejo cresceram em 2017

O varejo paranaense fechou o ano com aumento de 0,54% nas vendas, segundo a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR). A ligeira elevação de faturamento interrompe a sequência de dois anos consecutivos de perdas. Em 2016 o volume de vendas havia caído 3,08% e em 2015 a baixa foi de 8,79%.

Os setores que tiveram melhor desempenho no acumulado do ano passado foram móveis, decorações e utilidades domésticas (22,77%), lojas de departamentos (13,95%), calçados (6,95%) e concessionárias de veículos (6,25%).

Segundo o diretor de gestão e planejamento da Fecomércio-PR, Rodrigo Rosalem, os consumidores estão, aos poucos, retomando a confiança no poder de compra e adquirindo bens além dos essenciais. Os primeiros itens que se deixa de comprar são aqueles que não são necessários para o dia a dia, por isso os setores de bens de maior valor agregado, como concessionárias e lojas de móveis e eletrodomésticos, foram os que mais sofreram no início da crise. O que o resultado de 2017 mostra é que o consumidor está voltando a adquirir esses bens, então estes setores estão conseguindo retomar o volume de vendas, ainda que timidamente, afirmou.

COMÉRCIO LOCAL

Em Cianorte, a maioria dos comerciantes também percebeu um ligeiro crescimento no ano passado, em comparação com 2016, e espera manter os índices nos próximos meses. A gerente de vendas de uma loja de departamentos no centro da cidade, Dayana de Oliveira, afirma que o faturamento tem melhorado. No geral, tivemos crescimento em 2017 e também no primeiro mês de 2018, na comparação com janeiro passado. Por enquanto, estamos percebendo que as vendas estão um pouco melhores, disse.

Um dos setores que mais se destacou no final do ano foi o de calçados, com crescimento de 88% em dezembro, em relação ao mês anterior. A gerente de uma loja de calçados e acessórios em Cianorte, Rithyele de Oliveira, comemora as vendas do início do ano. O final de ano foi muito bom e em janeiro continuamos em ritmo acelerado. Registramos 10% de alta nas vendas no primeiro mês do ano, que geralmente é mais fraco.

Já o auxiliar de escritório de uma loja de roupas no centro da cidade, Ricardo Silirio, disse que o clima chuvoso de janeiro espantou os consumidores. No sábado em que abrimos o dia todo choveu muito, então pouca gente saiu de casa para comprar. Em fevereiro já estamos percebendo que as vendas estão um pouco melhores, afirmou.

De acordo com o diretor de gestão e planejamento da Fecomércio-PR, a expectativa é que de as vendas do varejo cresçam de 3% a 5% em 2018. (Com Fecomércio-PR)