Saúde

Após Dia D, cobertura vacinal passa de 70% do público-alvo na região

13ª Regional de Saúde de Cianorte é a terceira melhor do estado, ficando atrás de Paranavaí e Campo Mourão
A campanha é voltada a crianças com idade entre um e cinco anos (Foto: ERASMO SALOMÃO / AGÊNCIA SAÚDE)

Em duas semanas de campanha, a Regional de Saúde de Cianorte já atingiu mais de 70% do público-alvo para as vacinas contra o sarampo e a poliomielite. No sábado (18), o Dia D de Vacinação mobilizou centenas de profissionais nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que ofertaram a imunização. Desde o início da campanha, mais 7,4 mil pessoas foram vacinadas nos 11 municípios da região, totalizando 71,61% de cobertura contra a poliomielite e 71,15% contra o sarampo.

Em Cianorte, a cobertura atingiu 74,17% do público-alvo para a vacina contra a pólio e 73,33% do público para a vacina contra o sarampo. As ações do Dia D contaram o apoio dos Rotarys Clubs, que participaram de uma carreata percorrendo as principais vias da cidade para incentivar os responsáveis a levaram as crianças aos postos de vacinação. “A participação da comunidade foi satisfatória e demonstra a preocupação em zelar pela saúde e ajudar no combate a estas enfermidades”, destacou a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloísa Dantas.

O município com a melhor cobertura vacinal da região é Guaporema, com 89,77% do público-alvo vacinado contra as duas doenças. A menor cobertura da região é de Cidade Gaúcha, com 63,91% do público imunizado. Os dados foram contabilizados até as 8 horas de ontem (20) e foram repassados pela 13ª RS.

COBERTURA

A Regional de Saúde de Cianorte é a terceira com a melhor cobertura vacinal do estado, ficando atrás apenas das regionais de Campo Mourão – 72,43% contra a poliomielite e 72,45% contra o sarampo e Paranavaí – 73,24% contra a pólio e 72,66% contra o sarampo.

O desempenho da 13ª RS está acima da média estadual e nacional. No Paraná, a cobertura é de 53,33% contra a pólio e 54,23% contra o sarampo. Em todo o Brasil, a campanha atingiu metade do público-alvo. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 95% das 11,2 milhões de crianças independente da situação vacinal delas e criar uma barreira sanitária de proteção da população brasileira.

A Campanha Nacional Contra a Poliomielite e Sarampo continua até o dia 31 de agosto. Em Cianorte, as UBSs atendem de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. Para receber as doses, é necessário apresentar a caderneta de vacinação.

Para a poliomielite, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose da vacina serão vacinadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite - VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação vacinal. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose. (Com informações Agência Saúde e Assessoria PMC)