Apesar de raro, serviço de aferir pressão é mantido em Cianorte

EFICIÊNCIA – Segundo farmacêutico, aparelho manual é muito mais seguro que o digital

 

Em Cianorte a maioria das farmácias não disponibiliza mais o serviço de aferimento da pressão arterial de graça. Muitas delas cobram pelo trabalho, o que não é ilegal.  Com isso, os pacientes, principalmente os que sofrem de problemas cardiovasculares, são obrigados a recorrer aos postos de saúde. Porém, há farmácias que preferem manter o serviço gratuito. E esses estabelecimentos tomam todas as precauções para que o aferimento seja realizado de acordo com o que estabelece a medicina.

O farmacêutico Alexandre Geraldi é responsável técnico da Drugstore Café e explica que há alguns critérios essenciais que devem ser levados em consideração para que a pressão arterial seja verificada corretamente. Quem chega caminhando, fez exercícios físicos ou alguma atividade física ou usou tabaco, precisa respeitar uma pausa de 30 minutos a uma hora, do contrário pode haver um falso positivo ou falso negativo, ressalta o farmacêutico.

Valdecir de Carvalho geralmente está com a pressão normalizada, mas como tem tendência para aumentar, sempre que percebe alguma oscilação vai até a farmácia. Prefiro verificar a pressão aqui na farmácia. Saio daqui tranquilo, disse Valdecir. Seu colega João Geraldo Biazon é hipertenso, toma medicação diariamente e afere a pressão com frequência para ter certeza que está tudo sob controle. Ele também recorre à farmácia para fazer o controle.  Sempre venho aqui na farmácia. No frio aumenta um pouco, mas agora está tudo normal.

De acordo com Geraldi, o aparelho utilizado é anualmente vistoriado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), em Maringá, que atesta a qualidade do mesmo com um selo.

Questionado sobre a eficácia dos aparelhos eletrônicos, Geraldi diz que o mesmo auxilia no acompanhamento, mas não proporciona resultados próximos do ideal. Ele não é tão preciso como o de ponteiro (o esfigmomanômetro) utilizado na farmácia, ressalta. No estabelecimento de Geraldi há até um cartão de acompanhamento com os dados do paciente, as datas e respectivos resultados aferidos.  Uma boa maneira de o cliente acompanhar as oscilações da pressão e também dar preferência à farmácia.