Economia

Apenas 22% dos brasileiros conseguem guardar dinheiro, diz pesquisa

(Foto: MARCELLO CASAL JR/ABR/JC )

De cada 10 consumidores brasileiros, apenas dois conseguem guardar dinheiro. A pesquisa foi feita pelo SPC Brasil em parceria com a CNDL, entidade que reúne os lojistas, e é referente ao mês de outubro. Quando o valor médio que cada brasileiro guardou ficou em quase 600 reais.

Entre os consumidores que não conseguiram poupar nada do salário, a maior parte, 41 por cento, disse que ganha pouco, por isso não sobra grana. Destaque negativo, ainda, para os 13 por cento que admitiram dificuldades pra controlar o próprio dinheiro.

Com o momento ainda complicado da economia do País, a pesquisa também mostrou que, entre aqueles que têm alguma grana guardada, quatro, de cada 10, tiveram que mexer nesse dinheiro, nas últimas semanas.

Por fim, quando questionados sobre porque juntam dinheiro, aqueles que têm o costume de poupar citaram, primeiro, a preocupação com imprevistos.

Depois vem a ideia de garantir um bom futuro pra família, ter uma reserva, para o caso de desemprego, e, em quarto lugar, fazer uma viagem.