Cidades

Alunos do Colégio CEC visitam a Tribuna de Cianorte

Estudantes de 12 a 14 anos tiveram a oportunidade de ver de perto todos os processos, desde a apuração da notícia até o fechamento de uma edição
Duas turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental do Colégio CEC de Cianorte participaram da visita (Foto: Martins Neto / Tribuna de Cianorte )

Alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental do Colégio CEC de Cianorte visitaram a sede da TRIBUNA DE CIANORTE na manhã desta quinta-feita, 13. Na ocasião, eles puderam percorrer pelos departamentos e descobrir como é o funcionamento do veículo de comunicação, desde a apuração, elaboração das reportagens e a impressão do jornal diário que circula em 12 cidades da região .

A visita faz parte de um trabalho desenvolvido nas aulas da disciplina de Redação, que é coordenada pela professora Rafaela Pátia Barbosa Pio. Nesta atividade, os alunos foram divididos em grupos e desafiados a criar um jornal, com conteúdos e reportagens totalmente produzidos por eles. Depois de pronto, os textos serão avaliados pela professora que é, neste caso, a “editora” do jornal. Os alunos tiveram a liberdade de escolher a pauta, mas o trabalho será rigorosamente avaliado e valerá nota. O prazo de conclusão da atividade é de 30 dias.

“Nós começamos o projeto imaginando que seria algo pequeno, mas os alunos compraram a ideia. Eles estão todos animados para produzir o texto. Cada um quer que o seu texto seja publicado” explica Rafaela Pátia.

A experiência durante a visita à TRIBUNA foi produtiva para os alunos, que fizeram várias perguntas e puderam saciar as curiosidades que envolvem cada processo da produção de um jornal impresso.