Educação

Alunos das Escolas Municipais recebem formação empreendedora

["Fruto da parceria entre a Prefeitura de Cianorte e o Sebrae, iniciativa busca despertar potencialidades nas crian\u00e7as","",""] (Foto: Assessoria PMC)

A partir da próxima semana, 538 estudantes matriculados nos 4ºs anos das Escolas Municipais de Cianorte passarão a receber em sala de aula lições que vão além das disciplinas convencionais, como o português ou a matemática: eles irão aprender a respeito de empreendedorismo. A iniciativa, denominada Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), é inédita e será executada através da parceria firmada entre o Sebrae e a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria de Educação e Cultura.

“Um projeto como este certamente contribuirá para a transformação dos nossos alunos, tendo em vista que trabalhará potencialidades essenciais, como o olhar atento para identificação de oportunidades e a importância das tomadas de decisões”, interpreta a secretária da pasta, Maria Neuza Casassa. “É preciso salientar que trabalhar esse assunto não significa ensinar como montar uma empresa, mas demonstrar que riscos calculados devem ser assumidos e que se houver a falha, faz parte e que recomeçar é o caminho”, pontua.

O projeto, que já acontece em outras escolas do país, terá como tema uma Locadora de Produtos e será desenvolvido durante o horário das aulas, contabilizando 11 encontros de duas horas, cada. “Todos eles transcorrerão de forma lúdica e atrativa. Por meio das aulas expositivas e práticas, cada uma das crianças terá a oportunidade de buscar autoconhecimento, novos aprendizados e de desenvolver capacidades sociais”, salienta a assessora educacional do Ensino Fundamental, Eliane Lopes.

Os responsáveis por transmitir os conhecimentos serão os próprios professores que, para estarem aptos para a função passaram nestas quarta e quinta-feira (13 e 14) por formações fornecidas pelos técnicos do Sebrae. Em sala, os educadores contarão com material de apoio para o planejamento das atividades, e os alunos, com uma apostila para acompanhar o conteúdo. A conclusão do projeto acontecerá junto do final do ano letivo.