Alunos da Escola Municipal Ovídio Luiz Franzoni visitam a Tribuna de Cianorte

A Tribuna de Cianorte recebeu a visita de 19 alunos do 4º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Ovídio Luiz Franzoni na manhã desta quinta-feira, 7. O passeio percorreu todos os setores do jornal, desde a redação, onde são elaboradas as pautas do dia, até o processo de impressão dos exemplares que são entregues diariamente nos 11 municípios da região de Cianorte.

A iniciativa faz parte de uma atividade de gêneros textuais que está sendo desenvolvida desde o início do ano. Durante o mês de outubro, os estudantes, de 9 e 10 anos, trabalharam com o tema noticia. De acordo com a professora Valéria Lucélia da Silva, os alunos tiveram a oportunidade de entender todos os processos de criação de uma reportagem.

Trabalhamos neste mês tudo o que é relacionado à comunicação, seja pela internet, televisão, rádio ou jornal. Eles leram o jornal, fizeram a interpretação e tentaram entender todas as partes, de quando ele era produzido, quem produziu e de onde veio a notícia. Depois, fazíamos o recorte e colávamos no caderno, explica a professora.

Durante a visita, os alunos foram se soltando e entrando cada vez mais no mundo do jornalismo, fazendo perguntas, tirando dúvidas e, principalmente, despertando curiosidades.

Desde o início, ainda no primeiro dia que levei um jornal para a sala de aula, já foi uma novidade. Hoje, já não é algo tão incomum para eles, pois tudo é internet. Levei e expliquei que antigamente e até mesmo hoje, ainda tem um jornal que vai transmitir uma informação da cidade. Eles ficaram surpresos. Eles ficaram envolvidos a todo tempo, conclui Valéria.

Fundado em 15 de setembro de 1965, o Jornal Tribuna de Cianorte completou recentemente 54 anos.

Créditos: Martins Neto / Tribuna de Cianorte