Cidades

Alistamento militar obrigatório termina este mês

Exército pretende fazer a migração completa para o sistema online ainda neste ano.
O Serviço Militar Inicial tem duração de 12 meses e pode ser reduzido por dois meses ou prorrogado por mais seis (Foto: ASSESSORIA PMC)

Os jovens que completam 18 anos até 31 de dezembro têm até dia 30 para se alistar no Exército Brasileiro. Este ano, o processo pode ser realizado pela internet, no site www.alistamento.eb.mil.br. O prazo também vale para os jovens de 16 a 18 anos não completos que queiram fazer o alistamento voluntário. Em Cianorte, cerca de 600 se alistam todos os anos.

Segundo o chefe de instrução do Tiro de Guerra (TG) local, subtenente Waiber Corrêa de Menezes, o Exército pretende fazer a migração total para o sistema online ainda neste ano. “A orientação é que os jovens que precisam se alistar só compareçam à junta de serviço militar se não tiverem acesso à internet ou tiverem problemas no cadastro”, explicou.

Uma listagem inicial deve ser divulgada em outubro e os selecionados serão notificados pelo e-mail do cadastro para comparecer à junta mais próxima. A seleção é para servir ao Exército em 2019. Em Cianorte, os horários são das 6 às 8 da manhã, de segunda a sexta-feira, e das 13h30 às 15h30, aos sábados. Segundo o subtenente De Menezes, o Exército ainda não informou quantos serão convocados para o Serviço Militar Inicial na cidade.

COMO SE ALISTAR

Para se alistar, o jovem deve acessar o endereço www.alistamento.eb.mil.br e preencher os dados necessários. Depois, é só acompanhar a situação de alistamento para saber se foi dispensado ou se irá realizar a inspeção de saúde para cumprir o Serviço Militar Inicial.

SERVIÇO

Em Cianorte, a Junta do Serviço Militar fica na Avenida Allan Kardec, 151, Zona 1. O telefone de contato é o 3637-2267. A unidade recebe alistamentos da cidade e dos distritos de Vidigal e São Lourenço.