Cidades

Agência do Trabalhador prepara Dia D da pessoa com deficiência

Unidade espera oferecer mais de 70 vagas em ação que incentiva a inclusão no mercado de trabalho
O Dia D será em 25 de setembro em todas as agências do trabalhador do país (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado este mês, agências do trabalhador de todo o país preparam o Dia D, com atendimento exclusivo para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho. A ação será no dia 25 de setembro e contará com a presença de representantes de empresas interessadas na contratação.

Em Cianorte, a expectativa é de que sejam abertas mais de 70 vagas. “Já temos a confirmação de seis empresas que estarão aqui no Dia D para analisar currículos, entrevistar os candidatos e, se possível, já encaminhá-los para a contratação”, afirmou o gerente da Agência do Trabalhador de Cianorte, Roberson Morales.

A Lei 8.213, de 24 de julho de 1991, determina uma quantidade mínima de pessoas com deficiência no quadro de funcionários para empresas com mais de 100 trabalhadores. Entretanto, muitas não cumprem a legislação e só ofertam a vaga, sem efetivar a contratação. A fiscalização fica a cargo do Ministério do Trabalho, que tem notificado e multado empresários da região que não cumprem com a porcentagem devida.
“É uma oportunidade para os empresários mostrarem que estão seguindo a lei e aumentarem o quadro de funcionários, dando oportunidade a pessoas que podem exercer determinadas funções adaptadas”, explica Morales.

COMO PARTICIPAR

As empresas que tiverem interesse em participar do Dia D podem entrar em contato com a Agência do Trabalhador pelo telefone (44) 3629-3482 ou pelo e-mail [email protected]

Os trabalhadores da região com alguma deficiência que procuram uma vaga de emprego podem comparecer à Agência portando carteira de trabalho, RG, CPF e laudo médico que comprove a deficiência. O endereço é avenida Paraná, 510.

Além das vagas ofertas pelas empresas que participam do Dia D, também há outras oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência já abertas. O quadro de vagas em Cianorte fica disponível no site www.agenciadotrabalhadorcianorte.blogspot.com.br.