Cotidiano

Aflotur promove 2ª Caminhada Internacional na Natureza de Cianorte

Inscrições começam no dia 30 de agosto. Evento está marcado para o final de setembro
Inscrições para a Caminha da Natureza serão abertas no dia 30 (Foto: JOÃO PAULO FLORIANO)

Criada no ano passado, com sucesso de público, a Rota da Pedreira, circuito da Caminhada Internacional na Natureza que é realizado em Cianorte, já tem data definida para receber uma nova expedição: o dia 30 de setembro (domingo). O evento, que é promovido pela Associação dos Produtores de Flores e Turismo Rural de Cianorte (Aflotur), em parceria com a Prefeitura de Cianorte, Emater, órgãos ligados ao turismo, produtores rurais e artesãos, é credenciado pela Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social (ANDA Brasil) e visa propiciar a prática de exercícios físicos ao ar livre aliada à contemplação de belas paisagens, à preservação do meio ambiente, à valorização da agricultura familiar e à amizade.

As inscrições terão início no dia 30, via internet, pelo site www.ecobooking.com.br, ou presencialmente, na Coordenadoria de Turismo da Prefeitura.  A programação seguirá o mesmo modelo de 2017, com participação gratuita e refeições por adesão. O local de concentração continua sendo o distrito de Vidigal, porém, com algumas modificações no trajeto, abrangendo outros pontos para apreciação dos visitantes. O percurso, de pouco mais de 10 km, possui dificuldade moderada e pode ser realizado tanto por iniciantes quanto por experientes, de todas as idades. Além disso, o passeio é orientado e assistido, com paradas para descanso e hidratação.

Entre os atrativos destacam-se áreas de preservação da flora e da fauna, riachos, cachoeiras, ruínas e outros marcos históricos, como a Capelinha de Nossa Senhora das Dores e a antiga pedreira desativada, que presta nome ao circuito. “Temos um coletivo de instituições, representantes de classe e voluntários empenhando esforços para que a 2ª Caminhada Internacional na Natureza de Cianorte seja uma experiência ainda mais especial e envolvente que a primeira, reforçando o desenvolvimento local e projetando as potencialidades de nossa cidade. Assim, desde já, fazemos o convite para que as pessoas participem”, destaca a coordenadora de Turismo da Prefeitura, Angela Carvalho.