Cidades

Aeroporto de Cianorte está apto para receber voos regulares

Venda de passagens já foi iniciada e primeiro voo acontece dia 24 de outubro
Apto para receber voos regulares, Aeroporto Regional Gastão de Mesquita Filho passará por pequenas adequações (Foto: Martins Neto / Tribuna de Cianorte)

Técnicos da empresa de táxi aéreo Two Flex (responsável pela frota de aeronaves) e da Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná  (Seil)vistoriaram na primeira semana deste mês o Aeroporto Regional Gastão de Mesquita Filho, de Cianorte. Foram avaliadas as condições da pista, de acesso, de segurança e de atendimento aos usuários. De acordo com a Seil, o local está apto para a operação dos voos regulares que fazem parte do Projeto Voe Paraná, programa do Governo Estadual que foi lançado em agosto.

 “Eles vistoriaram toda a estrutura do aeroporto, gostaram muito do que viram e, no momento da vistoria, já nos passaram que o nosso aeroporto estava em plenas condições de receber esses voos. Recebemos o relatório recentemente e nós temos algumas adequações muito simples para fazer. A programação para início dos voos continua sendo em outubro. Deixaremos tudo pronto”, afirmou secretário de Desenvolvimento Urbano de Cianorte, Nelson Magron Júnior. 

Dentre as adequações que serão feitas nos próximos dias estão adaptações no terminal de embarque e desembarque, isolamento de portas para evitar acesso à pista e também a sinalização da pista de pousos e decolagens. Além disso, será necessária a realocação de um posto de abastecimento, que pertence a uma empresa da cidade, com o objetivo de oferecer espaço suficiente para duas aeronaves que irão pernoitar no aeroporto em algumas ocasiões.

 “A aeronave fará o trecho de Paranavaí à Cianorte e de Cianorte à Curitiba. Pela logística que nos passaram, duas aeronaves irão pernoitar em nosso aeroporto. Temos que oferecer essas condições de pátio para que essas aeronaves possam passar o período necessário aqui”, explicou Magron.

Martins Neto / Tribuna de Cianorte

Em Cianorte, os voos começam a operar no dia 24 de outubro. A venda de passagens já foi iniciada e elas estão disponíveis através do site da Gol Linhas Aéreas, empresa responsável pelas operações: www.compre2.voegol.com.br.

As passagens entre Cianorte e Curitiba irão custar R$ 589,73. O trecho de volta (Curitiba/Cianorte) custará R$ 607,85. O voos serão feitos por aeronaves do modelo Cessna Grand Caravan, com até 12 lugares.

Os voos partem do Aeroporto de Cianorte nas segundas, quintas e sábados com horário de partida às 07 horas e previsão de chegada ao Aeroporto do Bacacheri, na capital, às 08h40. No trecho de volta, os voos serão nas quartas, sextas e domingos, com decolagem às 20h10 e chegada prevista às 21h55. Em ambos os trechos a viagem é direta.

O Projeto Voe Paraná contemplou 12 cidades escolhidas estrategicamente com população entre 33 mil e 155 mil habitantes:  Paranaguá, Arapongas, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Paranavaí, Cianorte, Telêmaco Borba, Apucarana, Cornélio Procópio, União da Vitória, Guaíra e Guarapuava.