Adolescentes participam de bate-papo sobre literatura

Na manhã desta quinta-feira (31), cerca de 30 alunos do 3° ano do ensino médio do Colégio Estadual Cianorte participaram de um bate-papo com o escritor Nelson de Oliveira. O evento foi realizado na Biblioteca Pública Municipal e discutiu o tema Leitura, literatura e formação de leitores.

No encontro, o autor paulista falou sobre os benefícios da leitura e da escrita e deu dicas para quem não gosta de ler. A leitura é um exercício, assim como uma atividade física ela tem que ser praticada. É necessário que haja um encontro existencial entre leitor e escritor para que a tarefa seja realmente prazerosa, disse aos estudantes. Segundo Nelson de Oliveira, muitas vezes o gatilho para começar a escrever é uma indignação, uma revolta interior, a vontade de mudar algo que está ao redor.

A Caravana Literária faz parte do Mês da Literatura do Paraná, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e Biblioteca Pública do Paraná (BPP). Em Cianorte, a organização ficou a cargo da Divisão de Cultura da Secretaria Municipal de Educação. A Caravana segue pela região nas próximas semanas e ainda vai passar por Umuarama e Campo Mourão.

Nelson de Oliveira diz gostar muito de participar de caravanas e viagens literárias. Para mim é uma oportunidade maravilhosa de conhecer cidades diferentes, pessoas diferentes e de falar de literatura, que é meu assunto predileto. Segundo ele, os bate-papos tem sido bem diversificados. Em Terra Boa, a Caravana foi voltada a estudantes de ensino médio e escritores locais. O evento na cidade vizinha foi na última quarta-feira (30).