Acupuntura é melhor do que aspirina contra dores de cabeça

A acupuntura, tradicional terapia chinesa com agulhas, funciona melhor do que medicamentos analgésicos, como a aspirina, para reduzir a severidade e a freqüência de dores de cabeça crônicas, segundo estudo da Universidade de Duke, nos Estados Unidos.

De acordo com os especialistas, a acupuntura está se tornando uma opção favorável para uma variedade de propósitos, que vão desde melhorar a fertilidade à redução da dor pós-operatória, porque as pessoas experimentam significativamente menos efeitos colaterais e ela pode ser uma opção menos cara do que as outras, disse o pesquisador Tong Joo Gan, líder do estudo.

Avaliando, a partir de 32 estudos, dados de cerca de 4 mil pacientes com enxaqueca, cefaléia tensional e outras formas de dor de cabeça crônica, os pesquisadores descobriram que, enquanto 62% dos pacientes tratados com acupuntura apresentaram alívio, apenas 45% daqueles que tomaram medicamentos tiveram essa melhora.

Além disso, a acupuntura verdadeira se mostrou mais eficaz também do que a falsa (cujas agulhas são colocadas em pontos não terapêuticos), mostrando que o alívio não acontece por efeito placebo. Cerca de 53% daqueles submetidos à técnica verdadeira tiveram melhoras, contra apenas 45% daqueles que fizeram a falsa acupuntura.

Os resultados mostraram que eram necessárias cinco ou seis sessões para os pacientes conseguirem algum alivio. A análise reforça que a acupuntura é uma fonte bem sucedida de alívio para dores de cabeça crônicas, concluíram os pesquisadores.