Ações da Patrulha Escolar já beneficiaram 1,6 milhão de estudantes

O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) alcançou em 11 anos de atividades 1,6 milhão de estudantes com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A marca foi comemorada nesta ontem (19), em Curitiba, durante a solenidade de aniversário desta unidade da Polícia Militar do Paraná. As ações do Batalhão alcançam 72% da comunidade de escolas da rede estadual, com 105 municípios atendidos pelo programa.

Policiais militares e profissionais da comunidade que fazem parte da história do BPEC foram condecorados na cerimônia. O comandante da unidade, tenente-coronel Mario Jorge Alves Lopes, explicou que a presença de policiais militares no ambiente escolar faz a diferença no trabalho preventivo e educacional com os alunos.

Os serviços prestados são relevantes, com uma atuação direta através de palestras educativas, operações da Vizinhança Segura, buscando reforçar a interação e a prevenção a crimes, principalmente ao tráfico de drogas, disse. Ele ressaltou que a atuação do BPEC, diferente das outras unidades operacionais da PM, tem um público-alvo específico e um trabalho preventivo que supera o número de apreensões e prisões.

Cerca de 97% de nossas ações têm caráter educativo e somente 3% referem-se a ações ostensivas e de cunho repressivo, ou seja, agimos na antecipação de crimes, conscientizando aos alunos sobre as consequências da prática da violência, explicou.