Acadêmicos de jornalismo levam a maior calça do Brasil para Maringá

Peça é sucesso no UniCesumar, onde fica em exposição até dia 29

Quatro cianortenses estudantes de jornalismo no UniCesumar ajudam a divulgar a Capital do Vestuário. Antenados na moda, o grupo criou o programa Passarela News na Rádio Universitária, desenvolvido na disciplina Linguagem Radiofônica, onde ao longo de oito edições foram abordados temas relacionados à indústria do vestuário em Cianorte e Maringá. Para finalizar o projeto, o grupo levou para a universidade a maior calça jeans do Brasil, que fica em exposição no Bloco 8 do UniCesumar até o dia 29 de outubro.

A maior calça jeans do país, que entrou para o RankBrasil em 2006, foi confeccionada em Cianorte. Com doze metros de altura por dez metros de quadril, a peça recordista equivale a um prédio de quatro andares. Para a confecção foram utilizadas dez mil jardas de linhas, 130 metros de tecido, um botão de vinte centímetros de diâmetro e zíper com 1,2 metros de comprimento. Em média, dez pessoas trabalharam na peça, que demorou cerca de 500 horas para ser finalizada.

A equipe do Passarela News é formada pelos alunos Alisson Silva, Jefferson Martins, Luan Comitre e Thais Nascimento, todos estudantes do primeiro ano de jornalismo. O professor pediu para que o último programa tivesse um diferencial, mas a gente foi além. Fizemos um programa legal e nos lembramos dessa calça, que é símbolo da moda de Cianorte e Maringá. Foi quando resolvemos fazer a exposição para que toda a população também tivesse acesso a esse ícone, que foi criado na nossa região, disse Alisson Silva.

O estudante ressalta que o resultado da exposição tem sido positivo. Todo mundo olha e fica abismado. O pessoal tira foto entre as pernas da calça, tem sido bem legal, afirmou Silva. O programa Passarela News foi coordenado pelo professor Vinícius Durval Dorne e teve produções técnicas de Elias dos Santos.