Cidades

Abertura da Flicia valoriza a literatura com espetáculo inédito

Evento foi oficialmente aberto na noite de terça-feira no Ginásio Tancredo Neves
(Foto: ASSESSORIA PMC)

Uma noite de aventura e emoção. Assim pode ser definida a abertura da 4ª edição da Festa Literária de Cianorte (Flicia), realizada na última terça-feira (11), no Ginásio de Esportes Tancredo Neves. Isto porque, o público lotou as arquibancadas para conferir o espetáculo “Os livradores: a liga do bem”, da Companhia Espaço Sou Arte, de Campo Mourão, com enredo produzido especialmente para a ocasião, envolvendo teatro, dança e arte circense.

A história narrou a aventura de um grupo de moradores que, com a ajuda de super-heróis, luta para salvar a cidade de Novo Livro e, consequentemente, a sua biblioteca central, das garras de um vilão. A apresentação foi a primeira das atividades na programação, que segue até o sábado (15), em uma mega estrutura, montada especificamente para o evento, no Centro Cívico, em frente à Prefeitura.

“É com muita satisfação que vemos a Flicia crescendo a cada ano, ampliando o acesso dos cianortenses à arte e à cultura ligadas à literatura. Por isso, estamos empenhando esforços para oferecer uma estrutura mais convidativa, funcional e acolhedora para que a população aproveite ao máximo a programação”, afirmou o prefeito Claudemir Bongiorno, acompanhado pela primeira-dama e presidente de honra do Provopar, Fátima Bongiorno, e juntamente com o vice Beto Nabhan.

Neste sentido, a secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa, destacou que “uma realização como esta demonstra a preocupação da administração municipal com a formação de cidadãos, visto que o universo literário faz a diferença na vida das pessoas”. Já a chefe da Divisão de Cultura, Silvana Camargo, efetuou agradecimentos a toda a equipe organizadora e artistas participantes, “que não medem esforços para que o evento seja melhor a cada edição”, afirmou.

A estrutura possui 2, 5 mil metros quadrados, divididos em uma tenda central, com estandes para exposição e comercialização de materiais literários; três auditórios; praça de alimentação; Espaço RPC; Estande do Escritor e uma tenda circense. A programação é composta por recepções artísticas e performáticas; worshops; palestras; contações de histórias; exposições e feira de livros. A visitação é livre e aberta das 8h às 22h.