Cotidiano

4ª Ciaflora começa nesta sexta e espera atrair mais de 10 mil pessoas

Na edição deste ano, o evento terá estandes de flores e plantas, artesanato e alimentos
["O presidente da Aflotur espera movimentar um grande p\u00fablico na 4\u00aa Ciaflora","",""] (Foto: ARQUIVO TRIBUNA)

A quarta edição da Feira de Flores de Cianorte começa nesta sexta-feira e vai até domingo, no Centro de Eventos Carlos Yoshito Mori. O evento será aberto ao público das 9 às 21 horas, nos três dias e espera atrair até 12 mil pessoas. A feira é promovida pela Associação de Produtores de Flores e Turismo Rural de Cianorte (Aflotur) e vai contar com sete associados, que vão expor a produção de flores local.

Segundo o presidente da Aflotur, Maurício Teodoro de Souza, “a grande novidade deste ano é que os expositores serão só de Cianorte e vão divulgar a produção de flores local para a população. Nossa meta é movimentar pelo menos a mesma quantia do ano passado, que foi próxima a R$ 150 mil”. Pelo menos 30 pessoas participam da organização da feira, que começa a ser montada nesta quinta.

Além dos floricultores, também haverá cerca de 18 expositores de artesanato de associações de Cianorte, Japurá e Terra Boa, estandes de salgados e um food truck de comida japonesa. As principais flores comercializadas serão orquídeas, begônia, petúnia, cactos e outras suculentas e plantas para jardinagem.

Na abertura da Ciaflora, que será na sexta-feira, às 9 horas, haverá o lançamento do Passaporte Turístico, com a presença de autoridades do Paraná Turismo para oficializar a inclusão de Cianorte na rede de turismo do noroeste.

AFLOTUR

A Associação de Produtores de Flores e Turismo Rural de Cianorte conta, atualmente, com 20 associados. Segundo o presidente, alguns não vão participar desta edição da feira porque começaram a plantas flores há pouco tempo, mas estarão nos próximos anos.

A feira conta com o apoio da Prefeitura de Cianorte, Emater, Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), Retur (Rede de Turismo Regional), Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Sindicato Rural de Cianorte. (Com informações de Assessoria PMC)

Caminhada Internacional na Natureza em Cianorte

A Aflotur também se prepara para a primeira edição da caminhada, que será no dia 1° de outubro. Segundo o presidente, “as inscrições se esgotaram em muito pouco tempo e a organização está surpresa com a alta procura”. A trilha tem 10 km de extensão e foi batizada de Rota da Pedreira. Os participantes poderão conhecer as belezas naturais da região e aderir a um café da manhã com comidas típicas do campo e a um almoço rural. O evento é uma parceria entre a prefeitura, Emater, Aflotur, proprietários rurais, agricultores familiares e artesãos.