Educação

2,7 mil candidatos vão prestar Enem no domingo

Estudantes devem ficar atentos ao início do horário de verão para não perder as primeiras provas
Candidatos terão cinco horas e trinta minutos para concluir as provas (Foto: HEDESON ALVES / AEN)

O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será domingo (4). Em Cianorte, 2,7 mil inscritos são esperados para as provas, na Universidade Paranaense (Unipar) e nos Colégios CEC e Drummond. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13 horas em ponto, com as provas começando às 13h30min e terminando até as 19h.

Serão cinco horas e trinta minutos para fazer a Redação e responder 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); e outras 45 perguntas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia). Todas as perguntas são de múltipla escolha. No Paraná, 237.342 pessoas vão fazer as primeiras provas. Em todo o Brasil, serão 5,5 milhões.

“Neste momento o candidato pode concentrar seus esforços em um tópico específico que não domina, ou aproveitar para se atualizar quanto ao noticiário nacional e internacional, se antecipando à redação”, orienta o chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, Cassiano Ogliari.

INFORMAÇÕES

Os participantes do Enem devem verificar o local das provas no site www.enem.inep.gov.br. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação, quase 70% das pessoas inscritas no Paraná já verificaram a informação.

No dia da prova, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto, e para respondê-la é permitido somente o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

No dia 11, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e de Matemática e suas Tecnologias.

Os participantes poderão acessar os gabaritos das provas ainda em dezembro, e seus resultados individuais em janeiro do ano que vem.

HORÁRIO DE VERÃO

A 44ª edição do horário de verão brasileiro começa no dia 4, quando os relógios devem ser adiantados em uma hora na virada de sábado para domingo. A medida tem como objetivo reduzir a demanda por energia no sistema elétrico durante horário de pico, entre 18 e 21 horas. A mudança segue até 16 de fevereiro de 2019.

A coincidência com o primeiro dia de aplicação das provas do Enem vai exigir atenção dobrada dos participantes. Em todo o país, serão quatro fusos horários diferentes.