Saúde

13ª Regional de Saúde inicia curso para agentes de endemias

Profissionais terão aulas teóricas, atividades de campo nos municípios e visitas técnicas a outras regiões
Dos 11 municípios da região, apenas Japurá não inscreveu alunos para o curso (Foto: MÔNICA CHAGAS / TRIBUNA)

Representantes de 10 municípios da região participaram da aula inaugural do Curso introdutório de agentes de combate a endemias (ACEs), nesta quinta-feira (2), na 13ª Regional de Saúde. Mais de 60 profissionais se inscreveram para a capacitação, que terá duas turmas em Cianorte e uma em Rondon. O objetivo é melhorar o trabalho dos agentes para que contribuam para uma saúde pública de qualidade nos municípios.

As aulas serão no período noturno, três vezes por semana, e vão até o ano que vem. Além dos conteúdos teóricos, estão previstas atividades de campo e visitas técnicas. O curso faz parte da Escola de Saúde Pública do Paraná, ligada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e será ministrado por profissionais da 13ª Regional e das secretarias municipais. Entre os participantes estão 17 ACEs que atuam em Cianorte.

Na ocasião, a chefe da 13ª RS, Adriana Batista Gonçalves Guimarães, reforçou a importância dos investimentos do Governo do Estado na área da saúde, especialmente na profissionalização. “Este curso não será um repasse de conhecimentos, e sim uma troca de experiências para todos. Por isso, também faço questão de participar e ministrar algumas aulas para as turmas”, afirmou.

A chefe da Seção de Vigilância Sanitária, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional, Sandra Cristina Lima Vieira Santana de Farias, apresentou os professores e explicou o que é a Escola de Saúde Pública do Paraná e como será o curso. A secretária de Saúde de Rondon, Mariney Gioacomini, fez uma entrega de materiais especial ao aluno Ailton Manoel Martins, que trabalha no município e sofreu um infarto há alguns dias. Recuperado, ele não desistiu do curso e pretende conclui-lo.

Secretários municipais de São Manoel do Paraná, Guaporema, Tapejara, Indianópolis e Cianorte também estiveram presentes, assim como outros profissionais da saúde. O prefeito Océlio Leite, de São Tomé, representou os prefeitos da região.