Esportes da mente em alta: o boom do poker e do xadrez no Brasil

>>> PHOTO by Freepik

Classificados pela IMSA (International Mind Sports Association) como esporte da mente, os clássicos poker e xadrez definitivamente caíram nas graças do Brasil. Hoje, ambas as modalidades são profissionalizadas no país e contam com milhões de jogadores que contribuem para colocar o nome do Brasil na prateleira mais alta de todas as competições.

Logo a seguir, para que você fique por dentro do assunto poker e xadrez no Brasil, vamos contextualizar os principais fatos e contextos que ajudam a explicar o ápice dessas modalidades em nosso país.

>>> PHOTO by Freepik

Xadrez

O xadrez tem uma extensa e consagrada história, e a modalidade se transformou consideravelmente desde seus primórdios, na Índia. O jogo, como conhecemos atualmente, surgiu na metade do século XV e em solo europeu — no período do Renascimento Cultural.

Sendo que as peças contemporâneas do xadrez, com 1 Rei, 1 Rainha, 2 Bispos, 2 Cavalos, 2 Torres e 8 Peões, só foram ser padronizadas no século XIX.

Isso posto, no Brasil, o título começou a ser praticado em meados do século XIX, ainda no período colonial. Vale destacar, como fato histórico relevante, que a primeira revista nacional a publicar um artigo sobre a modalidade foi a “Ilustração Brasileira”, em 1876.

Com o xadrez em ascendência no país nas primeiras décadas do século XX, em 1924 foi criada a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Sendo a CBX, desde então, a principal responsável por organizar os torneios oficiais em solo nacional.

Em 2022, a CBX encerrou o ano com o maior número de eventos de xadrez em toda a história da modalidade no país. Ao todo, foram 632 campeonatos oficiais realizados no período mencionado, incluindo eventos disputados em modo online.

Além do mais, 2022 também marcou a melhor participação brasileira em uma Olimpíada de Xadrez — foram 15 pontos somados e o 21º lugar geral conquistado. Realizada na Índia, na cidade de Chennai, o evento contou com as principais potências da modalidade e teve o Uzbequistão como o grande campeão.

Poker

Modalidade de cartas mais conhecida do planeta, o poker moderno nasceu nos Estados Unidos, na cidade de Nova Orleans, em 1829. Influenciado por imigrantes franceses, a primeira forma do jogo era jogada em um baralho reduzido de apenas 20 cartas. Todavia, o ranking básico de mãos de poker já estava estabelecido naquela época.

Afinal de contas, nessa tradicional modalidade de cartas, é fundamental os jogadores compreenderem a ordem das mãos de poker para aumentar as chances de vencer os adversários. Por definição, elas consistem em diferentes combinações de cinco cartas, sendo a classificação Royal Flush a mão considerada imbatível no poker.

Portanto, um Royal Flush é considerado quando o competidor tem a seguinte sequência de cartas: Ás, Rei, Dama, Valete e Dez do mesmo naipe.

Apesar do poker ser uma modalidade secular, ele só foi ganhar notoriedade no Brasil a partir dos anos 2000, período esse que foram introduzidas as primeiras grandes plataformas de poker online no país — o que, de fato, contribuiu para a democratização do esporte em solo nacional. Dessa maneira, os brasileiros passaram ter fácil acesso ao poker, acessando o jogo em qualquer lugar com acesso à internet.

Não demorou muito tempo e o poker ganhou o coração dos brasileiros. E o que era uma modalidade de nicho em meados dos anos 2000, se tornou uma paixão cerca de 7 milhões de pessoas, de acordo com a CBTH (Confederação Brasileira de Texas Hold’em).

Para se orgulhar: Brasil é o país com o maior número de representantes no top 50 de ranking mundial de poker online

Nos últimos anos, o Brasil vem se firmando como uma das maiores potências de poker online do mundo. Não por acaso, no ranking mundial PokerStake, o Brasil fechou o terceiro trimestre de 2023 com 20 competidores entre os 50 melhores jogadores do planeta.

Sendo assim, tamanho domínio coloca o país no topo da modalidade a nível global, superando outras grandes potências como Estados Unidos, Suécia, Alemanha, Canadá, Reino Unido, Finlândia e outras mais.