Editais publicados na TRIBUNA DE CIANORTE podem ser lidos e compartilhados por ‘QR Code’

Os leitores da TRIBUNA DE CIANORTE já devem ter percebido uma novidade no caderno de Classificados do jornal. Nas páginas desse suplemento já é possível, ler, divulgar e compartilhar os links dos editais publicados no caderno através dos novos códigos tecnológicos disponíveis.

Trata-se da tecnologia QR Code, tendência que se tornou uma referência no universo da informação rápida, que permite que os leitores possam compartilhar o conteúdo publicado no jornal sem a necessidade de buscar as informações pelo site ou em sua versão impressa, por exemplos.

Conforme o diretor da TRIBUNA DE CIANORTE, empresário Jedaías Belga, a iniciativa é embrionária e o primeiro passo para que todo o conteúdo do jornal passe a ser disponibilizado também através da nova tecnologia. “Estamos atentos ao mercado e suas mudanças. A adoção de novas ferramentas que permitam o leitor acessar a informação a qualquer momento e de forma rápida sempre foi nosso objetivo. Este é apenas o primeiro passo para uma série de inovações que vamos colocar em prática em médio prazo”, explica o empresário. 

O próximo passo é passar a disponibilizar também todo o conteúdo jornalístico através da tecnologia e, em um segundo estágio oferecer a ferramenta para os anunciantes.  

O QR Code é basicamente um novo código de barras em 2D que permite acessar mais facilmente o conteúdo disponibilizado e produzido pelo jornal. O código estará sempre impresso no canto superior direito da capa do Caderno de Classificados do jornal.  

Como acessar?

O QR Code é constituído de uma série de códigos e caracteres decodificados em uma imagem quadrada, dispondo de uma alta capacidade para armazenar dados.

Para ter acesso ao conteúdo codificado em um QR Code, a pessoa deve primeiro dispor de uma câmera em um telefone celular e um programa feito para ler o código bidimensional. Deve-se tirar uma foto da imagem pelo aplicativo que a converte imediatamente.

QR Code

O código foi criado pela empresa japonesa Denso-Wave, em 1994, e foi desenvolvido inicialmente para a indústria de automóvel japonesa, para ajudar a catalogar as peças dos carros na linha de produção.

“QR Code” quer dizer, em inglês, “Quick Response Code” (algo como Código de Resposta Rápida). Eles são uma espécie de evolução dos códigos de barras tradicionais, ordenando as informações.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *