Estado abre inscrições para a residência técnica em Gestão da Segurança Pública

Agência Estadual

O programa de Residência Técnica (Restec) em Gestão da Segurança Pública está com 183 vagas abertas para profissionais recém-formados em diversas áreas do conhecimento. As inscrições podem ser realizadas até 1º de junho no site da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), com objetivo de qualificar profissionais para atuarem na melhoria das práticas e procedimentos adotados na gestão pública, com ênfase em segurança pública.

Entre agosto de 2022 a julho de 2024, os profissionais desenvolverão atividades em diferentes setores de atuação da Sesp, que contemplam a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Científica e Departamento Penitenciário, situados em Curitiba e em outros 11 municípios paranaenses. Em paralelo com as atividades práticas serão ofertadas atividades teóricas, com carga horária de 420 horas, que integram o curso de especialização ofertado na modalidade a distância, pela Unespar.

Os estudantes receberão bolsas-auxílio mensais de R$ 1.900 e auxílio-transporte. Recentemente, o valor de todas as bolsas ofertadas na área de Ciência e Tecnologia do Paraná foram reajustadas em 25%, com previsão de implementação ainda neste semestre, a depender de decreto estadual.

VAGAS – As vagas ofertadas são para profissionais formados em Administração, Administração Pública, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Biomedicina, Bioprocessos e Biotecnologia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Visual, Ciências Biológicas, Direito, Design Gráfico, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estatística, Farmácia e Bioquímica, Geografia, Geologia, Jornalismo, Meteorologia, Medicina, Odontologia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Serviço Social.

Para concorrer, o candidato deve ter concluído o curso de graduação em uma das áreas do edital nos últimos três anos.

SERVIÇO:

Programa de Residência Técnica em Gestão da Segurança Pública

Período de inscrições: 01 de maio a 01 de junho de 2022 – AQUI

Taxa de inscrição: R$ 100

Aplicação da prova online: 20 de junho de 2022

Avaliação de títulos: até 7 de julho de 2022

Divulgação do resultado: 15 de julho de 2022

Matrículas: 18 de julho a 22 de julho de 2022

Início da residência: agosto de 2022

PROGRAMA – Atualmente, sete programas de Restec estão em andamento, somando 773 residentes e envolvendo vários órgãos do governo: pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Gestão Pública, Engenharia e Gestão Ambiental e Engenharia e Obras Públicas; pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Economia Rural; pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Gestão Cultural; pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) – Gestão em Turismo e Inovação, Transformação Digital e E-Gov.

A Restec em Gestão de Ambientes Promotores de Inovação, promovida pela Unicentro, está em processo de seleção.