Mais de 6 mil mutuários garantiram permanência na casa própria

Graças à Lei Estadual nº 17.627, instituída no ano 2013, mais de 6,2 mil famílias de 352 municípios paranaenses conseguiram regularizar as dívidas da casa própria. A iniciativa partiu da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) que, através da nova legislação, pode oferecer descontos na renegociação de dívidas de seus mutuários.

O Programa de Recuperação de Crédito oferece até 100% de isenção nos juros provenientes dos atrasos de prestações. Também estão previstos descontos progressivos aos mutuários, que variam de acordo com o valor de entrada. Além disso, a dívida restante pode ser parcelada em até 60 meses.

Com a Lei nº 17.627, o governo do Paraná ofereceu aos mutuários uma grande oportunidade de regularizarem seus imóveis e permanecerem na casa própria”, disse o presidente em exercício da Cohapar, Luciano Machado, que acompanhou algumas das negociações com as famílias.

Os acordos firmados com parcelamento da dívida são homologados pelo Tribunal de Justiça e todos os casos são avaliados de forma individual, pois há a preocupação em não comprometer a renda mensal das famílias. Com o objetivo de estimular a renegociação, a Cohapar, em parceria com o Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública estão realizando uma série de audiências com os mutuários em todas as regiões do Estado. A última aconteceu em Cascavel e atingiu a marca de mais de 80% de sucesso na negociação das dívidas.

Ainda há tempo:

Por causa da alta procura das famílias, o prazo para adesão ao programa foi prorrogado até 31 de dezembro de 2014. Os mutuários com mais de três parcelas em atraso podem procurar o escritório regional da Cohapar mais próximo de seu município para esclarecer dúvidas sobre o processo e também dar entrada no pedido de adesão ao programa. A relação completa dos escritórios pode ser consultada diretamente no site da empresa: www.cohapar.pr.gov.br. Outras informações também pelo serviço de atendimento ao mutuário da Cohapar pelo telefone 0800 645 00 55.