Venda da SAF do Cianorte FC pode acontecer futuramente

Da Redação

Há alguns meses, a sigla SAF (Sociedade Anônima do Futebol) tem tomado conta dos noticiários esportivos de todo o país. Clubes como Cruzeiro, Botafogo e, recentemente o Vasco, ganharam espaço na mídia após anunciarem acordos de venda de suas ações em busca da profissionalização das gestões. No início de março, o Cianorte Futebol Clube divulgou em nota que se tornou “o primeiro Clube SAF do Sul do Brasil”, dando sinais de que um novo tempo também se aproxima do clube através deste novo modelo de gestão.

A Sociedade Anônima do Futebol, criada pela Lei 14.193/2021 e promulgada em 6 de agosto do ano passado, permite que os clubes sejam transformados em empresa. A diferença da SAF para o “clube-empresa”, gênero no qual o Cianorte FC se encaixava, está na tributação, que é muito mais vantajosa no caso da SAF. Com o novo modelo, os clubes podem atrair investidores através da venda de suas ações. Os investidores, a exemplo de Ronaldo, no Cruzeiro, e Jhon Textor, no Botafogo, podem até mesmo assumir o controle do clube.

De acordo como presidente do Cianorte, Lucas Franzato, investidores têm se aproximado do clube nos últimos meses e uma futura venda não está descartada. No entanto, apesar dos rumores que estão surgindo nos últimos dias, ainda não há nada concreto.

“O Cianorte foi um dos primeiros clubes SAF do Brasil. É um clube que já nasceu como empresa, então, naturalmente ele se torna um ativo atraente para investidores. Sem dúvida, vêm muita gente, fundos de investimento e outros investidores do futebol nos procurando nos últimos meses desde que nos tornamos SAF. Não descartamos totalmente, em algum momento da nossa vida, acontecer isso. Tudo na vida é feito de ciclos. Porém, não existe absolutamente nada hoje. Estamos muito focados na Série D”, explicou Franzato.

Atualmente na 75ª posição no ranking da Confederação Brasileira de Futebol, o Cianorte figura frequentemente em competições nacionais e se mantém na elite do futebol paranaense. A estrutura do clube também chama atenção, principalmente por possuir um moderno centro de treinamentos. Além disso, trata-se de um clube bastante atuante no mercado de transferências. A “boa fama” do Leão do Vale é justamente o que atrai sondagens por parte de investidores.

“Sabemos da importância do nosso ativo. Um clube sem divida, bem estruturado, na Série A do Paranaense, que não tem nenhum problema burocrático para ser fazer. Sem dúvida, é muito atrativo para investidores, mas até agora não tem nada. Por mais que já tenha tido sondagens, não evoluiu e, em curto prazo, não temos intenção”, explicou o presidente do Leão do Vale.

Na presidência do clube desde 2014, Lucas Franzato nunca escondeu sua paixão pelo clube cianortense, que antes era administrado pelo seu pai, Marco Franzato. A jornada de dedicação à frente do clube, no entanto, pode estar perto do final. O jovem presidente, de apenas 32 anos, que também é empresário de sucesso no ramo da moda, admite cansaço e deixa as portas abertas para uma nova era no clube.

“Uma coisa que sempre repeti é que o Cianorte tem que ser muito acima de Lucas ou de qualquer pessoa que esteja aqui. É o clube que eu nasci praticamente dentro, sou apaixonado e faço com muito amor e carinho. Como tudo na vida cansa e tem um ciclo, se for para vir um parceiro estratégico, se for para ter uma venda, parceria ou outro tipo de coisa neste momento, tem que ser algo atrativo e com projeto de continuidade, que leve o nome do Cianorte a patamares grandes, assim como a gente sonha e vem tentando fazer ano a ano. Hoje somos o número 75 do Brasil no ranking, em um universo de mais de mil clubes, um dos poucos sem dívidas. Isso acaba sendo muito atrativo sim para investidor, mas, vai muito além disso. Não adianta pensar em curto prazo e sim na perpetuação do Cianorte para a vida e construir coisas cada vez maiores”, concluiu.

COMPETIÇÕES

Enquanto isso, o elenco do Leão do Vale segue treinando de olho no próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro Série D 2022. Na segunda-feira, 02, a equipe visita o Oeste, ás 19 horas, em Barueri, pela terceira rodada do Grupo A7. O time cianortense lidera o grupo com quatro pontos ganhos.