Com quatro medalhas, Cianorte se destaca no Brasileiro Sub-16

Da Redação

Das 17 medalhas conquistadas pelos atletas do Paraná no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo, quatro delas pertencem aos atletas de Cianorte. Foram dois ouros, uma prata, e um bronze, de um total de seis ouros, seis pratas e cinco bronzes conquistados pelo Estado.

A primeira medalha paranaense veio nos 1000 metros com obstáculos, com a cianortense Juliany Francisca da Costa, de 14 anos. Amanda Miranda da Silva conquistou o segundo ouro para a cidade, com a corrida de 300 metros com barreira, em uma marca de 3 minutos, 29 segundos e 53 milésimos. Amanda também conquistou a medalha de prata, com 33.69, na corrida de 250 metros com obstáculos. Laura Graeff Borges Nunes foi a terceira medalhista, e levou o bronze no pentatlo feminino, com 2.110 pontos.

Ao todo, 15 atletas do projeto Geração Atletismo participaram da competição. Além dos medalhistas, vários deles terminaram entre os finalistas em suas provas.

O evento teve apoio do Governo do Paraná, por meio da Superintendência do Esporte, da Federação de Atletismo do Paraná (FAP), e aconteceu no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo de Cascavel, entre os dias 1º e 3 de Outubro.

A delegação paranaense também subiu ao pódio com salto triplo, lançamento de disco, 100 metros com barreira, salto em altura, pentatlo, lançamento de martelo, arremesso de peso, 250 metros, 300 metros com barreira e 4×75 metros.

No fim da competição a delegação paranaense terminou em segundo lugar geral na classificação com 17 medalhas. São Paulo ficou com o primeiro lugar e Santa Catarina com a terceira colocação. No feminino, foram oito medalhas e a terceira classificação geral. Já no masculino, nove medalhas e a segunda colocação geral.

CNTA

O Centro Nacional de Treinamento em Atletismo de Cascavel (CNTA) foi inaugurado em fevereiro deste ano. Com o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa Sub-16 de Atletismo, o local recebeu seu primeiro grande evento nacional após a paralisação das atividades esportivas por conta da pandemia.

Participaram 480 atletas, 102 clubes, 17 estados e o Distrito Federal. Foram 96 medalhas em provas individuais.

Com um investimento total de R$ 21,3 milhões, sendo 70% do montante proveniente do governo federal e 30% do Governo do Estado, a instalação tem uma área de terreno de 86.211,69 metros quadrados e área construída de 8 mil m², contendo guarita, alojamento, arquibancada, pista de aquecimento coberta, área de fisioterapia e pista de padrão internacional, de acordo com normas da Associação Internacional de Federações de Atletismo.

Geração de Atletismo é intitulada  melhor equipe em formação do país

A conquista da última competição é um evento histórico para o Estado, o feito inédito intitulou a Geração Atletismo como a melhor equipe em formação do país, em naipe feminino. E o terceiro lugar em colocação geral na competição, á frente de grandes equipes por todo o Brasil.

“Sou extremamente apaixonada por este processo de formação e transformação de vidas. É a concretização de um sonho, se tornar a melhor equipe do país em formação. Isso mostra que estamos no caminho certo e que o trabalho feito ao longo destes anos está sendo recompensado”, destaca a coordenadora e técnica do Geração Atletismo, Tamires Aparecida dos Santos.

O projeto foi criado Tamires em 2014. Desde então, aproximadamente 1.200 alunos, entre crianças e adolescentes, passaram pelo projeto. Só este ano foram 71 medalhas a nível estadual, 9 medalhas nacionais, 1 medalha sul americano. Três convocações para seleção brasileira, e doze convocações para seleção paranaense.

“Foi um trabalho ao longo dos últimos anos, desde que criei o projeto, da equipe que competiu, não só dos atletas, mas também a parte que a gente não vê que são os pais, o poder público, a nossa Associação Geração Atletismo Cianorte (AGAC), a comunidade, e os patrocinadores. Todos são a força que nos tornou a melhor equipe do Brasil em formação esportiva”, finaliza.