Atletas da Geração Atletismo Cianorte ficam em 12º lugar geral do campeonato brasileiro

Equipe da Geração Atletismo Cianorte ficaram em 12º lugar geral, entre as 102 equipes participantes, do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo que aconteceu no dia 20 a 22 de novembro, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP). Participaram 12 atletas cianortenses, com o apoio de dois técnicos.

De acordo com a técnica e coordenadora da equipe, Tamires Santos, a equipe alcançou excelentes marcas no campeonato. “Além de ficar em 12º lugar geral. Tivemos vários atletas entre os oito melhores do Brasil. O atleta Gustavo Da la Pedra Cadan (16 anos) foi o vice-campeão brasileiro na prova 110 metros com barreiras. Prova que teve como finalista também o atleta Paulo Henrique Romualdo (15 anos)”, disse Tamises. “Os dois atletas ocupam atualmente a segunda e terceira colocação no ranking sul-americano da prova”, acrescentou.

De acordo com Tamires, vários atletas que fizeram parte do grupo, ainda são da categoria sub 16 e primeiro ano da categoria sub 18. “Nosso futuro promete ser promissor, visto que a maioria ainda está em constante progressão técnica e de maturação. Eles prometem grandes resultados”, disse a coordenadora.

O campeonato

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus e todas as dificuldades impostas, o Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo recebeu a inscrição de 600 atletas, representando 102 clubes de 21 estados e do Distrito Federal.

“Todo o evento seguiu protocolos rígidos sanitários como o uso obrigatório de máscaras, a disponibilização de álcool gel e a medição da temperatura corporal na entrada do CNDA, entrega de máscaras para atletas na saída da pista após as provas, com o próprio atleta pegando a sua medalha na premiação, distanciamento entre os atletas na câmara de chamada entre outras medidas, como o uso exclusivo da pista indoor para o aquecimento apenas para os inscritos em cada uma das seis etapas”, contou a coordenadora e técnica da equipe cianortense.

Projeto

O projeto Geração Atletismo Cianorte atende em torno de 120 crianças e adolescentes.

Devido à pandemia, as escolinhas da modalidade foram paralisadas. “Permaneceram em atividade somente 18 atletas do grupo de rendimento”, explicou Tamires.

O cronograma de treinos dos integrantes do grupo precisou ser alterado e adaptado durante este ano. “Inicialmente quando tudo foi paralisado na cidade, eu planificava os treinos de forma adaptada, e eles realizavam o treino em suas casas. Depois do lockdown, os treinos retornaram de forma individual distribuídos em horários diferentes durante o dia”, esclareceu a coordenadora.

Depois de algum tempo, os trabalhos foram retomados aos poucos. “Seguimos todos os protocolos de segurança exigidos. Em um ano atípico como este, os resultados se tornam ainda mais grandiosos pelos desafios driblados”, concluiu Tamires.

Gustavo Cadan foi o vice-campeão na prova 110 metros com barreiras. Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *