Tempo de abertura de empresa em Cianorte é de apenas 10 horas

Da Redação

Em Cianorte, quem decide ser dono do próprio negócio gasta em torno de 10 horas para abrir uma empresa. Os dados foram divulgados pela Sala do Empreendedor, por meio do mapa de empresas, do Ministério da Economia.

De acordo com o órgão, no 1º semestre deste ano 964 empresas foram abertas no município, 2,34% a mais que o mesmo período do ano passado, quando 942 empresas foram iniciadas. Em todo o ano de 2021, foram 1.805 novos registros.

A média é menor que a do Paraná, que alcançou uma marca histórica em 2022: há seis meses consecutivos o empreendedor local precisa de menos de 24 horas para abrir uma empresa na Junta Comercial. De março a agosto o paranaense gastou, em média, 18 horas para regularizar toda a documentação e sair com o CNPJ em mãos. É um dos melhores índices do País, consideravelmente superior à média nacional, que ficou em 24,1 horas, acima de um dia, no mesmo período.

O levantamento é da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim), mapeamento dinâmico organizado pela Receita Federal. Ainda de acordo com o mapa, apenas em janeiro e fevereiro deste ano os prazos no Paraná foram superiores a um dia para a finalização do processo.

O saldo de abertura de empresas no Paraná, de acordo com a Jucepar, foi de 108 mil desde janeiro de 2022. Em relação apenas a aberturas, foram 190 mil desde o começo do ano. O Paraná tem 1,5 milhão de empresas ativas.

Tempo de abertura de empresas:

Agosto – 16 horas

Julho – 19 horas

Junho – 15 horas

Maio – 19 horas

Abril – 18 horas

Março – 21 horas

Fevereiro – 1 dia e duas horas

Janeiro – 1 dia e oito horas

Confira os dados completos em: https://estatistica.redesim.gov.br/tempos-abertura