Primeira via, segunda via e a terceira, que ninguém via

@FernandoRingel

Ao analisar as pesquisas de intenção de votos, deve-se lembrar que estas são radiografias do  momento em que são aplicadas, não uma previsão para o futuro. O que há de concreto é que o candidato à reeleição, em qualquer pleito, é a primeira via. É ele quem dá as cartas, provocando situações e debates que reforcem suas qualidades. Sendo assim, a segunda via é seu principal oponente. Neste caso, Lula, que disputou sua primeira eleição presidencial em 1989 e é um candidato que vive “na boca do povo”.

Resta aos menos conhecidos a luta para chegar ao segundo turno.

O QUE É A TERCEIRA VIA?

O que se sabe é que A Terceira Via é um livro do sociólogo inglês Anthony Giddens, que defende uma forma de governo que una justiça social com desenvolvimento econômico, por meio do capitalismo. Seria assim no Brasil? Diante da indefinição, Luciano Bivar (União Brasil) decidiu seguir sozinho. Para os que ficam, resta ver se Simone Tebet (MDB), João Dória (PSDB) e Alessandro Vieira (Podemos) vão mesmo anunciar a tal chapa única como previsto, no dia 18 de maio.

E o Ciro Gomes (PDT)? Se ele é contra a Terceira Via, Bolsonaro e Lula, sobra quem para votar nele? Para Ciro, só existe uma Terceira Via: ele. Poderia focar no futuro e ser vice de alguém, mas…

Entre os nanicos, Eymael (PDC) vai concorrer à presidência pela sexta vez. De acordo com o ex-deputado federal, as cinco primeiras foram uma preparação. Quem sabe agora vai, né?

Se nada excepcional ocorrer, esse será o jogo até o final do primeiro turno, dia 2 de outubro. Caso um dos que correm por fora chegue ao segundo turno, aí as cartas serão embaralhadas novamente. Começa tudo de novo.