DR. LUIZ CARLOS BIAGGI – UM HOMEM INESQUECÍVEL
Por Izaura Aparecida Tomaroli Varella
Foi registrada uma perda, extremamente, dolorida nas últimas semanas em nossa amada Cianorte. E quem imaginaria que este cidadão cianortense, não de berço, pois, nasceu em Cambará, no norte deste Estado, mas, por adoção fosse causar tanta tristeza com a sua despedida final. Um incômodo no abdômen acabou em fatalidade, tão de repente, que quando veio a notícia de seu falecimento, no dia 21 de março deste ano, ninguém acreditava! Ainda, duas noites anteriores a sua partida recebi dele uma oração, via whatshap, que clamava pelo livramento. Acreditei até que fosse uma premonição.
Luiz Carlos Biaggi chegou a Cianorte em 1.985, atuou como Promotor Público na Comarca de Cianorte por longos oito anos. Discreto, uma das suas principais características era ser humilde, sem perder a sua autoridade. Homem sábio visualizava com facilidade todos os recursos que podia utilizar dentro dos códigos para produzir o seu melhor e mais justo trabalho. O cargo de Promotor Público nunca lhe subiu à cabeça e por isto mesmo por todo este tempo que aqui permaneceu atuando no Fórum de Cianorte nunca foi arrogante ou prepotente. Justamente, pelas qualidades inerentes que lhe deram marcas em sua passagem, enquanto representante do Estado em sua função.
Chegou o seu tempo para aposentadoria e do cargo se desfez para fundar um escritório de advocacia que se tornou respeitado não só em Cianorte, como também em toda a região. Prestou serviços públicos gratuitos à Justiça Pública em Cianorte, quando ainda nem se falava em advocacia dativa. Encontrou em Cianorte propósitos que conduziram sua vida até seus últimos dias, dedicando-se às causas sociais. A entidade Rainha da Paz, fundada por nossa saudosa Irmã Benigna Nazari mereceu toda a sua atenção participando ativamente na Diretoria. Era um homem social que se relacionava muito bem com todos e assim, como ativo membro do Cianorte Clube acabou sendo seu Presidente durante o biênio 1.999/2.001, por incentivo de seus amigos pessoais Virgilino Ferreira Varella, Adão Pedro de Oliveira e Airton Theodorico Brun, este, de saudosa memória. Enfrentou com o apoio de toda a Diretoria e associados esta tarefa difícil de conduzir em nome de outros, aquilo que não era seu, e o fez com rigor e honestidade. Sua atuação junto à sociedade foi incessante, presidindo eleições municipais, sendo Professor na UEM-Universidade Estadual de Maringá, presidindo o Conselho de Ética da OAB e sendo o primeiro advogado a ser eleito Conselheiro Estadual da OAB em Curitiba, junto à sede, no biênio 2.007/2.009.
Ao receber o Título de CIDADÃO BENEMÉRITO do Município de Cianorte, e entregue posteriormente, em 2.008, ouvimos do então, Prefeito Municipal Claudemir Romero Bongiorno:
“… Sou muito agradecido a Deus por poder viver e ser prefeito desta terra abençoada. E se Cianorte hoje é um lugar agradável para se viver, além da gestão pública realizada até aqui, isso se deve, também ao trabalho de pessoas como o Dr. Biaggi, que não medem esforços e contribuem para o desenvolvimento da Capital do Vestuário”.
E emocionado Luiz Carlos Biaggi, às voltas com as autoridades presentes, e cercados pelos valorosos familiares e amigos responde:
“Sou muito grato por todo esse reconhecimento, que serve de prêmio à nossa trajetória. E esse título eu quero dividir com todos que estiveram presentes em diferentes momentos da minha vida. Aqui estão pessoas que, desde o dia em que cheguei a Cianorte, tornaram-se grandes amigos. Com a ajuda de Deus e de vocês, posso dizer que combati o bom combate”.
A Rosilda, sua amada esposa e suas filhas queridas e demais familiares sabem da verdade contida nesta frase. Que o Senhor receba você com o seu título de Cidadão Benemérito, e, certamente, ELE já reconheceu este título legítimo com muito mais autoridade do que nós!
Izaura Aparecida Tomaroli Varella
Cidadã Cianortense
Em abril de 2.022