Ciatec entra para nossa história…
No passar dos anos 70 Cianorte celebrou um momento comercial muito importante para a cidade e para seus moradores. Vinda de Arapongas, a família Carraro, sob o comando de Eugênio Carraro assumiu a responsabilidade de garantir a compra e venda de veículos da marca Chevrolet em Cianorte e desde então, sempre prosperou. Mário Scolari participou também da empresa nos primeiros tempos.
Eugênio formou um grupo de funcionários fiéis que lá trabalharam com competência por muitos anos seguidos, quando devagar, seus filhos foram ficando adultos e acabaram por ter também participação na administração da tão conhecida e famosa CIATEC. A Marli esposa de Eugênio também desenvolveu importante trabalho, e mesmo nos bastidores, acompanhava de perto o desenvolvimento comercial ao longo de quase 50 anos.
Bem me lembro de quando inauguraram a loja de revenda de carros novos, na Avenida Goiás, linda, bem acabada, ampla e prazerosa de se frequentar, depois de um curto período de tempo fixado na Rua Abolição. Numa foto antiga desta inauguração da nova loja, o Padre Nelson Prendin, que em 1.973 era Prefeito Municipal de Cianorte, desata a fita de inauguração da empresa, na porta da loja, auxiliado por Eugênio Carraro, todo formal, vestido com terno. A foto é reveladora, pois estampa o Professor Mário Cidade, hoje falecido, que ocupava a direção do Colégio Estadual de Cianorte, prestigiando o evento; e inda mais, Marli Carraro grávida da caçula Catarina estampa um sorriso feliz e uma linda barriguinha arredondada. Ao lado, MárciaCarraro Seixas, sua segunda filha, ainda menina. Não reconheci o Júnior Carraro na foto, filho primogênito. Uma empresa séria e da qual fomos clientes a vida inteira.
Pouquíssimas são as longevidades justificáveis. A CIATEC e foi e continuará longeva, pois agora em mãos de novos donos, certamente, manterá a mesma forma agradável de cuidar de seus clientes; afinal tratar bem o cliente, procurar entender o cliente e estar sempre pronto para atendê-lo, talvez sejam os segredos da permanência longeva de um comércio.
As mudanças são necessárias, pois existe o momento certo de se desvencilhar dos laços, mesmo que sejam os mais profundos nós, feitos ao longo dos anos. “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Muda-se o ser, muda-se a confiança; todo mundo é composto de mudança, tomando sempre novas qualidades”, já dizia Camões. A mudança, ao longo dos anos é inevitável. A mudança abre portas para novos rumos, novos caminhos e permite que outros venham caminhar o mesmo caminho que deixamos. Assim foi com a CIATEC ao longo de todas estas décadas, e como disse a Márcia “combateu o bom combate”. Esta família persistente entregou a CIATEC para a UVEL, sua sucessora, uma empresa bem organizada e com a Certificação Classe “A”, que é a titulação máxima em excelência de serviços, assim como as instalações. Um grupo de sucesso entrega a outra empresa de sucesso o fruto de sua colheita e junto com ela toda a sua história construída ao longo do tempo.
Devagar, a UVEL, nascida em Umuarama, vai conhecer seus clientes, suas preferências e vai formar laços de amizade, assim como a família Carraro o fez ao longo de todos estes anos de sucesso no comércio.
E assim, escrevendo estas memórias vamos fazendo um ajuste com a história de nossa amada Cianorte. Porque estas memórias não são arbitrárias, frutos de imaginação de quem não as conhecem, não são inacessíveis para a realidade vivida e são de extrema importância para que a história de nossa cidade não seja esquecida. Estas memórias são frutos do reconhecimento do trabalho de uma família que passou por aqui, cooperou com o progresso da cidade, com momentos bons e momentos dolorosos, mas que jamais será esquecida a sua história.
Izaura Aparecida Tomaroli Varella
Pioneira e historiadora
Maio de 2.022